DIAGRAMAS PARA UM CURRÍCULO-VIDA

Palavras-chave: Currículo. Vida. Escrita. Filosofia da diferença.

Resumo

O artigo busca conversações entre os conceitos do campo dos estudos curriculares e da filosofia das diferenças, particularmente de Gilles Deleuze, a fim de estender pensamentos heterogêneos que se distribuem por correlações entre escritas, imagens e afecções no encontro com a educação escolar. Compõe-se de registros de diferentes pesquisas acadêmicas que desejam para o currículo um plano de sensação, um movimento estético não-representacional, um deslocamento de seu estilo discursivo. Compromete-se, politicamente, com o devir e com o virtual, e adentra no universo escolar, por seus fragmentos visuais e de escritas de experiências (de) formação à espera dos acontecimentos. Argumenta por um currículo-texto-escrita-vida que seja diagramático, potências de liberação da vida em sujeitos, objetos, conhecimentos e suas multiplicidades de interação. Reposiciona, assim, a centralidade das discussões sobre culturas, identidades e sujeitos humanos nas teorias e práticas curriculares.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente sou Professor Associado II (MS-5.2) da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

Referências

BASBAUM, Ricardo. Diagramação e processos de transformação. In: CRUZ, Jorge; COSTA, Cláudio (org.) Gilles Deleuze: sentidos e expressões. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006, p. 65-92.

CORAZZA, S. M. O drama do currículo: pesquisa e vitalismo de criação. Em ANPEd (Ed.) ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9. GT Educação e Arte. (15 pp.) Universidade de Caxias do Sul, Brasil. 2012. recuperado de http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/128/786. Acesso em 10 de dezembro de 2019.

CORAZZA, Sandra Mara. Inventário de procedimentos didáticos de tradução: teoria, prática e método de pesquisa. Revista Brasileira de Educação. v. 23 e230032 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230032. Acesso em 10 de dezembro de 2019.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil Platôs, capitalismo e esquizofrenia (tradução Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa). v. 5. 1ª edição. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. O atual e o virtual. In: ALLIEZ, Eric. Deleuze, filosofia virtual. (tradução de Heloisa B. S. Rocha). São Paulo: Ed. 34, 1996. p. 47-58.

_______________ .Lógica do sentido (trad. Luiz Roberto Salinas Fortes). 4.ed., 2.reimpressão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

_______________. Conversações - 1972-1990. (trad. Peter Pál Pelbart).1ª edição, 7ª reimpressão. São Paulo: Ed. 34, 2008.

_______________. A Imagem-Movimento. Cinema 1. (trad. Sousa Dias). 2ª ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 2009.

_______________. Crítica e clínica. 2.ed. (Trad. Peter Pál Pelbart). São Paulo, Brasil: Ed. 34. 2011.

LAPOUJADE, David. Os movimentos aberrantes. (Trad. Laymert Garcia dos Santos). São Paulo, Brasil: N-1 Edições. 2015.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Eduardo Simonini. A realidade do virtual.. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 11, n. 17, p. 96-112, jun. 2005.

MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro, Brasil: Record. 2011.

NEGRI, Toni. Exílio (trad. Renata Cordeiro). São Paulo: Iluminuras, 2001.

PERBALT, Peter Pál. Imagens do (nosso) tempo. São Paulo: Hedra, 2010, v. 1, p. 29-42.

RAJCHMAN, John (2000). Existe uma inteligência do virtual? In: ALLIEZ, Eric Alliez. (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. (p. 397-413). Rio de Janeiro: Ed. 34.

ROMAGUERA, Alda. bio/arte, bio/política: por uma vida singular... Texto de Exame de Qualificação de Doutorado. Unicamp/Campinas: Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009. 105p.

SILVA, Cintia Vieira Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa. 273 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas). Campinas, Brasil. 2007.

TADEU, Tomaz Tadeu, A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze. Educação & Realidade. v. 27, n. 2 (2002). 47-57.

TADEU, Tomaz Tadeu; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola. 2004. Linhas de Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

VERNIN, Laura R.S., PRIOLI, João Paulo. Título (26 de novembro, 2009). Jornal Educação & Imagem. Ano III, n. 19, abril/2010.

WUNDER, Alik. Fotografia, literatura e a poética do acontecimento. Relatório Final de Atividades desenvolvidas no Programa de Pós-Doutorado Júnior (CNPq). Unicamp/Campinas: Faculdade de Educação, 2009. 79p.

Publicado
2020-03-31