EDUCAÇÃO DO CAMPO E A INTER-RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE VIDA COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA DOS PROCESSOS ESCOLARES
Resumo
O artigo procede a reflexões sobre o modelo da Pedagogia da Alternância utilizado nas Escolas Famílias Agrícolas e os instrumentos de ensino e aprendizagem que fundamentam uma educação contextualizada e dialógica com a realidade do campo. Partiu-se da conjunção de problemas sob a qual o Estado Brasileiro, historicamente, reproduziu o modelo urbano da racionalidade técnica do agrupamento, para a organização da escola rural, sem, contudo, considerar os contextos socioeconômicos da sua população e, em particular, as condições socioprofissionais dos seus trabalhadores. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo, amparada em um estudo de caso, intercalando técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e história oral. Por fim, podem ser reconhecidas perspectivas para o estudo do modelo escolar do campo diferenciado, fundamentado na formação sob Pedagogia por Alternância, que inova nos formatos de organização dos tempos e espaços, de articulação dos conhecimentos da escola e da comunidade/família.
Referências
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ASSOCIAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE INDEPENDÊNCIA (AEFAI). Plano de curso educação profissional técnica de nível médio habilitação agropecuária. Independência- Ceará. 2010.
ASSOCIAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE INDEPENDÊNCIA (AEFAI). Projeto Político Pedagógico. Independência- Ceará. 2010a.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM FRAGOSO. Plano de curso educação profissional técnica de nível médio habilitação agropecuária. Independência- Ceará. 2015.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. Instrução Elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 95- 134.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras 1996.
MATTOS, Beatriz Helena Oliveira de Mello. Educação do campo e práticas educativas de convivência com o semiárido: a Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira Repúbilica. Rio de Janeiro: DP&A 2001.
OLIVEIRA, Diana Nara da Silva; ALMEIDA, João Paulo Guerreiro; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de. Para além do ensino regular: Reflexões sobre o Estágio na Educação de Jovens e Adultos. In: (Orgs) Jarles Lopes de Medeiros; Marcos Adriano Barbosa de Novais; Leiliana Rebouças Freire; Daniela Glícia Oliveira Silva. Desafios à formação docente diante da problemática da escola contemporânea. João Pessoa-Paraíba: Editora Ideia. 2019.
PIATTI, Célia Beatriz. Pedagogia da Alternância: espaços e tempos educativos na apropriação da cultura. In: Boletim Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular-GEPEP. Presidente Prudente. v. 03, n. 05, p. 48-64, dez. 2014.
PONTE, Luiza Mikaelly Rocha; SOUZA, Francisca Rosângela Alves de; ANDRADE, Francisco Ari de. A implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XX. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-13.
SILVA, Adelaide Pereira da. O conceito de educação contextualizada na perspectiva do pensamento complexo- um começo de conversa. 2010 18 f. Trabalho de conclusão de Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Universidade Federal de Campina Grande- Paraíba, 2010.
SOUZA, Rosa Fátima de. Espaço da Educação e da Civilização: origens dos grupos escolares no Brasil. In: SAVIANI, Dermeval; ALMEIDA, Jane Soares de; SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa. O Legado Educacional do século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 33-70.
VALENTIM, Thiago. Nasce a articulação das EFAs do Ceará. In: Site da Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé. 2018. Disponível <https://www.efajaguaribana.com.br/>. Acesso em: 10 de nov. de 2019.
VIEIRA, Sofia Lerche. História de educação no Ceará: sobre promessas fatos e feitos. Fortaleza: edições Demócrito Rocha, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).