RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTABILIDADE NA FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIAR: O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL
Resumo
O artigo objetivou analisar a práxis pedagógica e sua relação com o desenvolvimento sustentável na experiência de Economia Solidária em Feira de Agricultor Familiar. Epistemologicamente, a pesquisa foi construída a partir do diálogo com teóricos, como Singer (2002, 2015) e Gadotti (2000, 2009), os quais apresentam a Economia Solidária como um ato pedagógico, e ainda, como experiência social de estímulo à preservação do meio ambiente. O estudo foi realizado em uma Feira de Agricultor Familiar, localizada no município de Bragança-PA, Amazônia Oriental, em virtude de toda organização documental, arquivo fotográfico e histórico de nove anos pautados nas experiências de Economia Solidária. Procedimentalmente lançou-se mão da observação participante e entrevistas semiestruturadas com educadores populares e feirantes. A partir da análise de conteúdo emergiu, entre os resultados, que a experiência de economia solidária vivenciada na Feira do Agricultor Familiar de Bragança-PA apresenta-se como práxis pedagógica, a qual é realizada através de formações da Cáritas Diocesana de Bragança e EMATER, entre os próprios sujeitos e intercâmbios entre comunidades. As atitudes de preservação da natureza e de desenvolvimento sustentável, por parte dos feirantes estão ligadas diretamente às práticas tradicionais e saberes populares que estes carregam ao longo de suas vidas
Referências
BRASIL. Resolução CONAMA nº 10, de outubro de 1993. Diário Oficial da União. Brasília, 1993.
______. Secretaria Nacional de Economia Solidária. Ministério do Trabalho: I oficina nacional de formação/educação em Economia Solidária. Brasília: TEM, Senaes, SPPE, DEQ, 2005.
______. CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional Porto Alegre: SENAES/MTB. 2017. Disponibilidade em: http://camp.org.br/. Acesso em: 10 nov. 2019.
______. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nosso Futuro Comum. 2. Ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponibilidade em: https://edisciplinas.usp.br/. Acesso em 05 de out. 2019.
CORDEIRO, I. M. C. C.; ARBAGE, M. J. C.; SCHWARTZ, Gus. Nordeste do Pará: configuração atual e aspectos identitários. Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
COSTA, A. A. Agricultura Sustentável I: conceitos. Revista de Ciências Agrárias, Lisboa, v.33 n.2, p. 61-74, dez. 2010.
COSTA, P. P. R. Os impactos ambientais sobre a planície costeira bragantina: da construção da PA-458 a ocupação desordenada na praia de Ajuruteua. Anais. III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 3. Goiânia – GO. 2012. Disponibilidade em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/XI-046.pdf. Acesso em: 10 de out. 2019.
FERREIRA, E. S. Análise socioambiental da feira livre do município de Bragança- PA. Anais. III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 3. Goiânia – GO. 2012. Disponibilidade em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/XI-046.pdf. Acesso em: 10 de out. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 54ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2017.
______. Pedagogia do Oprimido. 67ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013.
GADOTTI, M. Economia Solidária como Práxis Pedagógica. 1ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009.
______, Moacir. Pedagogia da terra. 6ª ed. São Paulo. Editora: Petrópolis, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa: 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GLASER, M; CABRAL, N.; RIBEIRO, A. (Org.) Gente, ambiente e pesquisa: manejo transdisciplinar no manguezal. Belém: NUMA; UFPA, 2005.
HICKENBICK. C. Economia solidária e arranjos produtivos locais. 1ª ed. Florianópolis: IFSC, 2014.
KRUPPA, S. P. Economia solidária e educação de jovens e de adultos. Brasília: INEP – Instituto Nacional Educacional Anísio Teixeira, 2005.
LEFF, E. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: REIGOTA, Marcos. Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
MARTINS, A. Agroecologia: modelo que une alimentos saudáveis e luta por Reforma Agrária. Revista Sem Terra: edição especial Agroecologia, 2010.
NETO, W. M.; BERGAMASCO, S. M. P. P. A experiência agroecológica e o fortalecimento da racionalidade camponesa na relação com a natureza. In: DELGADO, G. C.; BERGAMASCO, S. M. P. P.; (Orgs.). Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, p. 191-222, 2017.
OLIVEIRA, E. Desenvolvimento sustentável e economia solidária: uma conexão necessária. Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade, Rio de Janeiro, v 4, nº 11, setembro. 2015.
RICOTTO, A. J. Uma rede de produção e comercialização alternativa para a agricultura familiar: O caso das feiras livres de missiones, Argentina. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
SACHS, I. Desenvolvimento Includente, Sustentável e sustentado. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
SAUL, A.; GIOVEDI, V. M. A pedagogia de Paulo Freire como referência-metodológico para pesquisar e desenvolver formação docente. Revista e-curriculum, São Paulo, v.14, n.01, p.211. junho. 2016.
SINGER, P. A economia solidária como ato pedagógico. In: Kruppa, Sonia Portella (org.). Economia solidária e educação de jovens e adultos. Brasília: INEP - Instituto Nacional Educacional Anísio Teixeira, p. 15 20, 2005.
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. 1ª ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ª ed. São Paulo: Cortez. 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).