O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA PEQUENA: A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Ludicidade.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a ludicidade na educação infantil. Como os jogos e as brincadeiras colaboram para o desenvolvimento físico, social e intelectual da criança pequena.Os pressupostos teóricos foram referendados por Nóvoa (1991), Sacristan (1992), Gatti (2011), Freitas (2002) e Candau (1997); destaca-se Zeichner profissional reflexivo; sobre concepções do brincar, Kishimoto (2005), Infância descrita por Ariés (1981) e Zabalza (1994) sobre conhecimento prático. A pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico apresentando o jogo como uma forma curiosa de observar o mundo e estimular o aprendizado da criança pequena.

Biografia do Autor

Ana Leide Rodrigues de Sena Góis, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/PPGE). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE). 

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação/UEPA. Doutorado em História/ UFPE. Coordenadora do Polo Palmas/Doutorado em Educação da Amazônia-PGEDA. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFT). 

Daniela P. Ado Maldonado , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutoranda em Educação-PPGE/UFT. Doutora em Educação/UNESP. Professora do Curso de Letras/Porto Nacional/UFT. 

 

Referências

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Publicado
2022-09-28