A A LÍNGUA PORTUGUESA NOS DOCUMENTOS DE ENSINO BRASILEIRO: UM OLHAR SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Palavras-chave: Ensino. Língua(gem). Língua Portuguesa. BNCC. Currículo.

Resumo

As perspectivas interacionista e dialógica da linguagem regem os pressupostos teóricos de ensino, na tentativa de modificar o trabalho com a língua, abrindo, assim, espaço para o uso de práticas contextualizadas de linguagem articuladas à realidade do sujeito. Uma visão tradicional do ensino de gramática, por exemplo, moldou uma metodologia rígida e como sabemos hoje, um tanto retrógrada. Esse processo, segundo alguns dos documentos norteadores de ensino (tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais (ONC), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) etc.), deve ser inter-relacionado com o conceito de língua(gem) subjacente ao processo de ensino-aprendizagem no contexto de sala de aula de Língua Portuguesa. Dentro de tais pressupostos busca-se articular alguns conceitos de língua(gem) presentes nos documentos norteadores de ensino, como os mencionados anteriormente, sobretudo na BNCC.

Biografia do Autor

Sweder Souza, Universidade Federal do Paraná

Sueder S. de Souza, assinatura Sweder Souza, é Doutorando em Letras/Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL/UFPR). Participa do Grupo de Pesquisa em Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas (FLORES/UFPR/CNPq). Tem experiência nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada e Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Política Linguística e Educacional; Currículo; Língua(gem), Texto e Discurso; Teoria e Análise Linguística; ensino-aprendizagem de Línguas; Português como Língua Estrangeira; Intercompreensão; Educação e Tecnologias.

Referências

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, I. Muito Além da Gramática: por ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

ANTUNES, I. Língua, Texto e Ensino: outra escola possível. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ANTUNES, I. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BAKHTIN, M. Questões de Estilística no Ensino da Língua. Trad. de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.

BLOOM, B. SE; et al. Taxonomy of Educational Objectives. New York: David Mckay, 1956.

BRASIL. Constituição Brasileira. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: quinto e sexto ciclos do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000.

BRASIL. Complemento aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.

BRASIL. Plano Nacional de Educação – LEI N° 13.005/2014. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017/18.

BRASIL. RESOLUÇÃO No 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: <http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf>.

BRUNER, J. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. Bloch, 1976.

GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: O Texto na Sala de Aula. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. (Org.). O Texto na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 2002.

MCLUHAN, M. O Trivium Clássico: O Lugar de Thomas Nashe no Ensino de Seu Tempo. São Paulo: É Realizações, 2012.

SOARES, M. Português na Escola: história de uma disciplina curricular. Materiais Escolares: história e sentidos. Revista de Educação. Brasília, vol. 25, nº 101, out/dez., 1996.

SOUZA, P. A Revolução Gerenciada: educação no Brasil, 1995-2002. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Vieira. São Paulo: Hucitec, 2006 [1979].

YALE, U. A Educação Superior e o Resgate Intelectual. O Relatório de Yale de 1828. Campinas: Vide Editorial, 2016.

Publicado
2020-05-07