VOZES QUE NÃO SÃO OUVIDAS: UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma experiência em estágio supervisionado em processos educacionais, com um grupo de adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos, de uma escola pública do norte do Tocantins, sendo 40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino. O referido estágio teve como objetivo proporcionar a partir de grupos de encontro, um ambiente para escuta livre, aberta aos interesses, dúvidas, questionamentos, sonhos e inquietações do público alvo, visando oferecer um espaço para significação e ressignificação de suas relações enquanto sujeito e com o meio social no qual estão inseridos. Objetivou ainda contribuir para a ampliação da discussão sobre o tema adolescência nos espaços educacionais e acadêmicos, além de oferecer suporte teórico aos pais, professores e aos próprios adolescentes na compreensão do complexo fenômeno que envolve o adolescer. Tendo sido constatado que há no adolescente um anseio por ser ouvido, respeitado e compreendido.
Referências
Amaral, V. L. A psicologia da adolescência. Natal: Edufrn. 2008.
Beuclair, J. Dinâmica de grupos: MOB- metodologia de oficinas psicoeducativas. Rio de Janeiro: Wak. 2009.
ERIKSON, E. H. Identidade, Juventude e Crise. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.
Luiz, A. Feliz Adolescer: O adolescente e a busca do significado existencial. Catanduva: Boa Nova. 2015.
Oliva. J. Desenvolvimento social durante a adolescência. In Coll, C., Marchesi, A., Palácios, J. & Colaboradores (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2004.
Oliveira, A. Conflitos familiares e amigos e a influencia na construção da identidade do adolescente. 2015. Disponível em:< http:// www.psicologia.pt/artigos/textos/A0933.pdf>> Acesso em: 17 de junho de 2016.
Palácios, J. Oliva, A. A adolescência e seu significado evolutivo. In Coll,C., Marchesi,A., Palácios,J, & Colaboradores(Orgs.). Desenvolvimento Psicológico e educação. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed.2004.
Papalia, D.E., Feldman, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2013.
Schultz, D. P., Schultz, S. E. (2013). Erik Erikson: Teoria da identidade. Teorias da personalidade. 2º ed. São Paulo: Cengage Learning. 2013.
Suárez, A. S. Crise de identidade na adolescência: Breve analise e aplicações para a práxis religiosa segundo a teoria de Erik Erikson. 2005. Disponível em:< http://http://circle.adventist.org/files/unaspress/actacientifica2005023107.pdf>> Acesso em: 17 de junho de 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).