VOZES QUE NÃO SÃO OUVIDAS: UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES

  • Ulisses Franklin Carvalho da Cunha CEULP/ULBRA
  • Domingas Alves de Sousa FIESC/UNIESP
  • Maria Helena Ribeiro da Silva FIESC/UNIESP
  • Kenya Lima Gomes FIESC/UNIESP

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma experiência em estágio supervisionado em processos educacionais, com um grupo de adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos, de uma escola pública do norte do Tocantins, sendo 40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino. O referido estágio teve como objetivo proporcionar a partir de grupos de encontro, um ambiente para escuta livre, aberta aos interesses, dúvidas, questionamentos, sonhos e inquietações do público alvo, visando oferecer um espaço para significação e ressignificação de suas relações enquanto sujeito e com o meio social no qual estão inseridos. Objetivou ainda contribuir para a ampliação da discussão sobre o tema adolescência nos espaços educacionais e acadêmicos, além de oferecer suporte teórico aos pais, professores e aos próprios adolescentes na compreensão do complexo fenômeno que envolve o adolescer. Tendo sido constatado que há no adolescente um anseio por ser ouvido, respeitado e compreendido.

Biografia do Autor

Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, CEULP/ULBRA
Possui graduação em Licenciatura plena em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de ensino de Geografia, na Educação Básica, com ênfase em Geografia Humana. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Rio sono. Graduando em Psicologia pelo CEULP/ULBRA. Pós graduando em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente exerce cargo efetivo de Técnico de Nível Superior junto à Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS.
Domingas Alves de Sousa, FIESC/UNIESP
Graduada em Pedagogia. Graduanda em Psicologia.
Maria Helena Ribeiro da Silva, FIESC/UNIESP
Graduada em Licenciatura Plena em Química
Kenya Lima Gomes, FIESC/UNIESP
Graduada em Psicologia. Professora do Curso de Psicologia da FIESC/UNIESP.

Referências

Amaral, V. L. A psicologia da adolescência. Natal: Edufrn. 2008.

Beuclair, J. Dinâmica de grupos: MOB- metodologia de oficinas psicoeducativas. Rio de Janeiro: Wak. 2009.

ERIKSON, E. H. Identidade, Juventude e Crise. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.

Luiz, A. Feliz Adolescer: O adolescente e a busca do significado existencial. Catanduva: Boa Nova. 2015.

Oliva. J. Desenvolvimento social durante a adolescência. In Coll, C., Marchesi, A., Palácios, J. & Colaboradores (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2004.

Oliveira, A. Conflitos familiares e amigos e a influencia na construção da identidade do adolescente. 2015. Disponível em:< http:// www.psicologia.pt/artigos/textos/A0933.pdf>> Acesso em: 17 de junho de 2016.

Palácios, J. Oliva, A. A adolescência e seu significado evolutivo. In Coll,C., Marchesi,A., Palácios,J, & Colaboradores(Orgs.). Desenvolvimento Psicológico e educação. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed.2004.

Papalia, D.E., Feldman, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2013.

Schultz, D. P., Schultz, S. E. (2013). Erik Erikson: Teoria da identidade. Teorias da personalidade. 2º ed. São Paulo: Cengage Learning. 2013.

Suárez, A. S. Crise de identidade na adolescência: Breve analise e aplicações para a práxis religiosa segundo a teoria de Erik Erikson. 2005. Disponível em:< http://http://circle.adventist.org/files/unaspress/actacientifica2005023107.pdf>> Acesso em: 17 de junho de 2016.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos