AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIDORES PÚBLICOS

  • Nilza Araujo Mendonça UAB/Unitins

Resumo

Resumo: O presente trabalho foi realizado no biênio 2015/2016, tendo a finalidade de analisar o sistema de avaliação de desempenho dos servidores da Delegacia Regional de Fiscalização de Paraíso do Tocantins, com o intuito de mostrar os reflexos nos serviços prestados à sociedade e propor o realinhamento das atuais ferramentas. O levantamento dos dados foi através de uma pesquisa de campo e documental, os instrumentos de coleta de dados foram: observação direta, uma entrevista e dois questionários. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer os fatores influenciadores que produzem comportamentos de satisfação e insatisfação dos envolvidos. Foi possível concluir que, uma parte considerável dos servidores acha que as avaliações são ineficientes, por às vezes serem mal aplicadas. Já na percepção do usuário/contribuinte o nível de eficiência nos serviços prestados foi bem avaliado. Neste contexto, busca-se na avaliação de desempenho uma ferramenta necessária e eficaz para uma administração pública mais eficiente.

Biografia do Autor

Nilza Araujo Mendonça, UAB/Unitins
Avaliação de desempenho de servidores públicos 1. Administração pública. 2. Desenvolvimento de pessoas. 3. Avaliação de desempenho. 4. Paraíso do Tocantins - TO.

Referências

CARDOSO, Rosana. Avaliação de desempenho na administração pública: perspectiva para o município de igrejinha, 2010. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/30253/000779742.pdf?sequence=1> Acesso em: 10 Mai. 2015.

CHIAVENATO, Idalberto, Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. compacta. – São Paulo: Atlas, 2004.

LACOMBE, Francisco José Masset, Recursos humanos: princípios e tendências. – São Paulo: Saraiva, 2005.

MAFRA, Francisco. Administração pública burocrática e gerencial. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, VIII, n. 21, maio 2005. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503> Acesso em: 20 Out. 2015.

MEDEIROS, Christiane Myrta de Oliveira. Gestão participativa com ênfase nos servidores: impactos na imagem do poder judiciário do estado do Ceará, 2008. Disponível em: <http://bdjur.tjce.jus.br/jspui/bitstream/123456789/212/1/Monografia%20Christiane%20Myrta%20de%20Oliveira%20Medeiros.pdf> Acesso em: 25 Out. 2015.

MOREIRA, Luciana Batista. A avaliação de desempenho como feedback para os colaboradores, 2009. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N203013.pdf> Acesso em: 21 Out. 2016.

OLIVEIRA, Vanessa Aparecida André. Estudo sobre QVT em empresas terceirizadas e tercerizadoras: um estudo de caso no setor de serviços de Paracatu-MG, 2011. Disponível em: <https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/27062013_114823_vanessaaparecida aoliveira.pdf> Acesso em: 19 Mai. 2015.

PEIXER, Élcio; BARATTO, Jussara Salete May. Avaliação de desempenho do servidor público, 2008. Disponível em: <http://tjsc25.tjsc.jus.br/academia/arquivos/Elcio_Peixer_- _Jussara_Salete_May_Baratto.pdf> Acesso em: 23 Out. 2015

VOLPE, Renata Araújo. A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho, 2009. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0136.pdf> Acesso em: 21 Out. 2016.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos