GESTÃO DO CONHECIMENTO AGREGANDO VALOR ENTRE A ORGANIZAÇÃO E SERVIDORES E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DA GESTÃO

  • Kátia Ribeiro Souza UAB/Unitins

Resumo

 

Resumo: Por ser atual e uma tendência nacional para o setor público, torna-se de suma importância e relevância abordar a Gestão do Conhecimento como recurso agregador de valor entre a organização e servidores e seus reflexos na qualidade da gestão. A entrevista semiestruturada possibilitou a identificação, analise e apresentação das principais vantagens, desvantagens, limitações, ganhos de eficiência, eficácia, dinamismo e confiabilidade em relação à implantação da Gestão do Conhecimento; a aplicação do questionário semiestruturado tornou possível auferir a percepção dos demais servidores em relação à forma como se geri o conhecimento e ao aproveitamento de suas capacidades cognitivas. Concluiu-se que os benefícios provenientes da implantação desta metodologia tem maior abrangência no campo institucional, o que reflete no aumento da arrecadação, melhoria do custo-benefício, ganho de eficiência e qualidade e no fato dos processos e procedimentos tornarem-se mais homogêneos.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; implantação; qualidade da gestão.

Biografia do Autor

Kátia Ribeiro Souza, UAB/Unitins
Resumen: Al se hacer presente y ser una tendencia nacional para el sector público, es de gran importancia y relevancia para abordar la gestión del conocimiento como valor del activo agregador entre la organización y los servidores y sus efectos en gestión de la calidad. Las entrevistas semiestructuradas permitieron la identificación, análisis y presentación de las principales ventajas, desventajas, limitaciones, la eficiencia, la eficacia, el dinamismo y la fiabilidad en relación a la implementación de la gestión del conocimiento; la aplicación del cuestionario semiestructurado hizo posible para ganar la percepción de los otros servidores en relación a la forma en que manejan el conocimiento y el uso de sus capacidades cognitivas. Se concluyó que los beneficios de la aplicación de esta metodología es más amplio en el campo institucional, lo que refleja el aumento de los ingresos, una mejor relación costo-beneficio, la eficiencia y la calidad y que los procesos y procedimientos se vuelven más homogéneos.Palabras-clave: Gestión del Conocimiento; aplicación; gestión de la calidad

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Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos