O USO DE HISTÓRIA LOCAL EM TURMAS DE EJA: CAMINHO TRAÇADO PARA ALCANÇAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO
Resumo
Este estudo objetiva problematizar o ensino da história local em turmas de EJA-Educação de Jovens e Adultos-, com o intuito de fazer com que a disciplina de história seja lecionada em total consonância com o cotidiano do aluno dessa modalidade de ensino. A respeito dos autores estudados, Gonçalves (2007) e Côrrea (2012) foram analisados a partir de três perspectivas: as considerações sobre a História Local, a aplicabilidade dessa História em sala de aula e, por último, a delimitação da história local no campo historiográfico. Por outro lado, Schmidt e Cainelli (2004) e Rüsen (2001) orientam nossa leitura acerca do conhecimento histórico. Assim, esse estudo pretende contribuir com a construção de conhecimento a respeito do uso da História Local em turmas de EJA, além de servir como exemplo para a realização de experiências futuras em áreas de conhecimento e atuação similares.
Referências
Ciclo do Urânio. INB – Indústrias Nucleares do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eWV1JVrR_oU
CORRÊA, Anderson Romário Pereira. História Local e Micro-História: Encontro e Desencontros. Porto Alegre: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Maria de Almeida. História local: o recohecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria. Et all (org.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: MauadX: Faperj, 2007. 175-185.
História na Educação de Jovens e Adultos História na Educação de Jovens e Adultos. COEJA. Disponível em: . Acesso em 08 nov. 2016. p. 134)
MANTOVANI, Eduardo Eliasquevitch. A avaliação no ensino de história e as contribuições da psicopedagogia. Campinas/SP: 2006, p.13.
O Ciclo do Urânio. Greenpeace Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1Z5dLXgoCR0>. Acesso em 23/08/2016.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica – Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Brasília:
UNB, 2001, p.79.
SCHMIDT, Maria auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. 2. ed. São Paulo: EDITORA, 2009, p.54.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).