O USO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS ENTRE A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Esse relato de experiência investiga as possibilidades teóricas e pedagógicas entre a tecnologia e a Educação Física no âmbito escolar. O processo de pesquisa apresentado sustenta a noção de prática educativa compreendida como uma junção entre planejamento pedagógico e a práxis docente. A metodologia da pesquisa envolveu as seguintes fases: a) a observação da realidade e a compreensão do fenômeno: empírica e teoricamente; b) a construção e implementação de uma sequência didática sobre o tema. Os resultados indicam que a escolha pela sequência didática – conteúdo e abordagem – produziu boas interações no ambiente escolar, capazes de reinventar a dinâmica de estudos proposta para a Educação Física. O estudo conclui que a tecnologia não é a solução para os diversos problemas no âmbito escolar, mas podemos afirmar a sua possibilidade de mobilização do interesse dos estudantes e seu efeito de estímulo para a construção de um olhar crítico sobre a realidade que vivenciam.
Referências
BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí, Editora Unijuí.1999.
GARDNER, H. INTELIGÊNCIA: UM CONCEITO REFORMULADO. Rio de janeiro. Objetiva, 2000.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, Luciana Paiva Alves de. Violência, Corpo e Escolarização: apontamentos a partir da teoria crítica da sociedade. Organização Marcus Aurélio Taborda de Oliveira. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 299.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: Método e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: feevale, 2013. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/valcinetemacedo/disciplinas/metodologia-do-trabalho-cientifico/e-book-mtc. Acesso em: 14 de jul. 2019.
SILVA, Marco. De Anísio Teixeira, Cibercultura: desafios para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n.7, out/dez, p. 10-20, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).