O USO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS ENTRE A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Jogos Eletrônicos de Movimento. Tecnologia. Educação Física.

Resumo

Esse relato de experiência investiga as possibilidades teóricas e pedagógicas entre a tecnologia e a Educação Física no âmbito escolar. O processo de pesquisa apresentado sustenta a noção de prática educativa compreendida como uma junção entre planejamento pedagógico e a práxis docente. A metodologia da pesquisa envolveu as seguintes fases: a) a observação da realidade e a compreensão do fenômeno: empírica e teoricamente; b) a construção e implementação de uma sequência didática sobre o tema. Os resultados indicam que a escolha pela sequência didática – conteúdo e abordagem – produziu boas interações no ambiente escolar, capazes de reinventar a dinâmica de estudos proposta para a Educação Física. O estudo conclui que a tecnologia não é a solução para os diversos problemas no âmbito escolar, mas podemos afirmar a sua possibilidade de mobilização do interesse dos estudantes e seu efeito de estímulo para a construção de um olhar crítico sobre a realidade que vivenciam.

Biografia do Autor

Rafael Fiaux de Souza, Colégio Pedro II (CPII)

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II (MPPEB/CPII). Professor de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro.

Marco Santoro Salvador, Colégio Pedro II (CPII)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Goías (UFG). Professor Titular do Colégio Pedro II. Professor do Programa de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II (MPPEB/CPII). Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Referências

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí, Editora Unijuí.1999.

GARDNER, H. INTELIGÊNCIA: UM CONCEITO REFORMULADO. Rio de janeiro. Objetiva, 2000.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Luciana Paiva Alves de. Violência, Corpo e Escolarização: apontamentos a partir da teoria crítica da sociedade. Organização Marcus Aurélio Taborda de Oliveira. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 299.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: Método e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: feevale, 2013. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/valcinetemacedo/disciplinas/metodologia-do-trabalho-cientifico/e-book-mtc. Acesso em: 14 de jul. 2019.

SILVA, Marco. De Anísio Teixeira, Cibercultura: desafios para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n.7, out/dez, p. 10-20, 2003.

Publicado
2022-06-06