D. QUIXOTE E CAPITÃO VITORINO: PERSONAGENS TRAGICÔMICAS

  • Eunice Prudenciano de Souza UFMS

Resumo

Resumo

O presente estudo parte da narrativa arquetípica de Cervantes, Dom Quixote, e, por meio dela, estabelece pontos de contato com Fogo morto, no intuito de se verificar em que medida acontece o diálogo entre essas obras, principalmente no que tange aos seus respectivos protagonistas. Na visada cervantina, o herói deixa de representar o coletivo, como na epopeia, para revelar, no romance, sua solidão em um mundo decadente. Tomados por ideia fixa, as ações desenvolvidas por Quixote e Vitorino são dissonantes com a realidade e, por meio de gestos e entoações exageradas, hiperbólicas, culminam em situações tragicômicas, provocando o riso. Este cede lugar ao humor, no sentido pirandelliano, e da derrisão chega-se à compaixão que essas personagens despertam.

 

Palavras-chave: anti-herói; decadência; humor; inadaptação; riso; sociedade.

Biografia do Autor

Eunice Prudenciano de Souza, UFMS
Bolsista de Pós-Doutorado na UFMS (2014-2019). Doutora (2010) e Mestre (2004) em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, onde se graduou em Letras em 2001. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Superior privado e no Ensino Fundamental e Médio de colégios públicos e privados. Atualmente é Sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela , vinculado à UFMS, Campus de Três Lagoas. Parecerista de diversas revistas. Atua nas seguintes áreas: Literatura Brasileira Contemporânea, Formação do Leitor Literário e Teorias do Conto.

Referências

Referências bibliográficas:

BAKHTIN, Discurso na vida e discurso na arte. (Texto completo com base na tradução inglesa de I. R. Titunik, Discourse in life and discourse in art – concerning sociological poetics, publicada em V. N. Voloshinov, Freudismo, New York. Academic Press, 1976. Tradução, exclusivamente para uso didático e acadêmico, de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza).

BERGSON, H. O riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BERNARDINI, A F. Introdução. In: PIRANDELLO, L. O humorismo. Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Contexto, 1996. p. 9-15.

CERVANTES, Miguel. Dom Quixote de la Mancha. Trad. Viscondes de Castilho e Azevedo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2005. 2 v.

HANSEN, J. A. Conferência. Arguição apresentada no V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. FCL/UNESP, 24 nov. 2004. 9 fls.

LUKÁCS, Georg. Teoria do Romance. Lisboa: Presença, 1933.

MINOIS, Georges. História do riso e do Escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.

PIRANDELLO, L. O Humorismo. São Paulo: Contexto, 1996.

REGO, José Lins do. Fogo Morto. São Paulo: Klick, 1997.

Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos