INTEGRAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Palavras-chave: Intervenção Psicossocial. Família. Escola. Psicologia Escolar e Educacional.

Resumo

O presente artigo relata uma prática de intervenção psicossocial realizada em uma escola pública. O trabalho envolveu professores, estudantes do ensino fundamental e seus respectivos pais e/ou responsáveis. Buscou-se produzir análises coletivas sobre a violência compreendida como fenômeno produzido e reproduzido na esteira de processos históricos, políticos, econômicos e sociais; além disso, objetivou-se promover a chamada integração família-escola.  A intervenção foi desenvolvida em contexto grupal. Realizaram-se rodas de conversa, dinâmicas de grupo e sensibilizações. Por meio do o acolhimento de demandas psicossociais no contexto escolar, o trabalho alcançou os seguintes resultados: integração e fortalecimento de vínculos entre participantes; compreensão acerca da existência de múltiplos determinantes na produção da violência; desconstrução de ideias pré-concebidas sobre o conceito de família. Projetam-se futuras intervenções para o acolhimento de complexas demandas psicossociais que têm emergido nos contextos escolares.

Biografia do Autor

Kellen Cristiny Araujo Menezes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Adolescências (GEPIA). 

 

Raimara Pereira Lourenço Duarte, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Psicologia e Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Infâncias e Adolescências (GEPIA). 

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor no Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2022-06-06