TENSIONANDO AS “BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS”: CRÍTICAS E ALTERNATIVA

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Inovação Pedagógica. Práticas Pedagógicas. Experiência Docente.

Resumo

Neste ensaio teórico analisamos que as “boas práticas” vem ganhando evidência no campo da Educação Física. Visando compreender a construção desse conceito e as possíveis consequências de seu uso, o problematizamos mediante reflexão hermenêutica expressa num ensaio narrativo. Realizamos leituras interpretativas e o confronto de fontes bibliográficas. Observamos sua origem em áreas técnicas e administrativas que, posteriormente, derivaram em estudos sobre “melhores práticas” e “benchmarking”, revelando limitações teóricas e empíricas que sugerem atenção. Não obstante, identificamos o mérito de articular pesquisa científica e campo de intervenção. Na área educacional seu uso pode representar “sedutora armadilha”, conduzindo a princípios que balizam a mercantilização da Educação. Alternativamente, evocamos o conceito de “experiência compartilhada” como possibilidade para o estudo da docência fundamentada no “saber da experiência” de Outros. Sumariamente, convidamos educadores/as a repensar a troca de experiências como oportunidade para uma educação de qualidade e como resistência à perspectiva neoliberal da educação.

Biografia do Autor

Gilson Santos Rodrigues, Faculdade de Educação Física (FEF/Unicamp)

Doutorando em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP).  É membro do grupo de estudos e pesquisas das artes circenses - CIRCUS/FEF/Unicamp. 

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP)

Doutor em La investigación en la actividad física y deporte pela Universidade de Lleida, UDL, Espanha.  Professor Livre Docente (Professor Associado) na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). 

Referências

ABRAHÃO, A. L.; MERHY, E. E.; GOMES, M. P. C.; TALLEMBERG, C.; CHAGAS, M. S.; ROCHA, M.; SANTOS, N. L. P.; SILVA, E.; VIANNA, L. O pesquisador IN-MUNDO e o processo de produção de outras formas de investigação em saúde. In: GOMES, M. P. C.; MERHY, E. E. (Orgs). Pesquisadores IN-MUNDO: um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental. – Porto Alegre, RS: Rede Unida, 2014.

ABRAMOVAY, M. Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. - Brasília: UNESCO, Ministério da educação, 2004.

ALMEIDA, F. Q. Educação física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Revista Corpoconsciência, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017. Disponível em: < http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5312/3698 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

ARISTÓTELES. Metafísica: (livro I e livro II). Tradução direta do grego por Vincezo Cocco e notas de Joaquim de Carvalho. Ed. Abril S. A., São Paulo, 1984.

BARDACH, E. Presidential address—The extrapolation problem: How can we learn from the experience of others? Journal of policy analysis and management, v.23, p.205–220, 2004. Disponível em: < http://www.appam.org/assets/1/7/Bardach_The_Extrapolation_Problem.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

BARROS FILHO, C. Aula 1 - o pensamento de Pierre Bourdieu por Clóvis de Barros Filho - parte 1. 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=VF7fbxpF2EU&feature=youtu.be > Acesso em: 3 de jan., 2020.

BENJAMIN, W. “Experiência”. In: BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari – 2. ed., São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2009.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet – 8.ed. - São Paulo: Brasiliense, 2012.

BERTHIER, L.; CHAVES JR. S. R. A ocorrência de boas práticas educativas nas aulas de Educação Física: os exemplos das aulas internas de um colégio estadual de Curitiba-PR. Anais… VI Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 2012. Disponível em: < http://congressos.cbce.org.br/index.php/6csbce/sul2012/paper/view/4312/2143 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

BOGAN, C. E.; ENGLISH, M. J. Benchmarking: aplicações práticas e melhoria contínua. São Paulo, SP: Makron, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Prêmio professores do Brasil 2017. (Vídeo). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=fnRKCnDiEaA > Acesso em: 09 de jul. 2018.

CAMILO JR., L. F.; FERNANDES, M. M.; OLIVIO JR., J. A.; DRIGO, A. J. Memórias de boas práticas no esporte: profissionais de educação física no contexto do olimpismo. - São Paulo: CREF4/SP, 2019.

CANÁRIO, R. Escola – Crise ou mutação? In: ESPAÇOS de educação, tempos de formação. Coautoria de Antoine Prost. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

CANÁRIO, R. O que é escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto, 2005.

CARAMÊS, A. S. Professores na corda bamba: As atividades circenses na formação inicial enquanto conteúdo da educação física. Dissertação (mestrado em Educação Física), Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.

CÁSSIO, F.; CATELLI JR., R. Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.

CHAMBOREDON, J. C.; PREVÓT, J. O" ofício de criança": definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal. Cadernos de Pesquisa, n.59, p.32-56, 2013. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1305/1308 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

CHAVES JR., S. R.; MEURER, S. S.; TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Problematizando as aulas de educação física: seriam o acesso à cultura e a
humanização das relações sociais elementos constitutivos de boas práticas educativas? Poiésis, Tubarão. v.8, n.14, p.365-384, 2014. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2314/1906 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

CREF3/SC – Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina. Boas práticas na educação física catarinense. 4.ed. - Florianópolis: CREF3/SC, 2018.

DESCARTES, R. Discurso do método. Tradução de Paulo Neves. - Porto Alegre: L&PM, 2016.

ESTANQUEIRO, A. Boas práticas na educação: o papel dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2010.

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Código de boas práticas científicas. FAPESP, 2014. Disponível em: < http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

FARIA, B. A.; BRACHT, V.; MACHADO, T. S.; AGUIAR MORAES, C. E.; ALMEIDA, U. R.; ALMEIDA, F. Q. Inovação pedagógica na educação física: o que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la Educación Física y el Deporte, v.12, n.1, p.11-28, 2010. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3217498 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

FARIA, B. A.; MACHADO, T. S.; BRACHT, V. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, Rio Claro-SP, v. 18, n. 1, p. 120-9, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n1/v18n1a13 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

FEDEC – European Federation of Professional Circus Schools. Teoria, orientação e boas práticas de treinamento. Prêmio Funarte/PETROBRAS Carequinha de Estímulo ao Circo, Ministério da Cultura, 2011. Disponível em: < http://www.fedec.eu/file/480/download > Acesso em: 13 de jan., 2020.

FINO, C. M. N. Inovação pedagógica e ortodoxia curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão – SE, v. 9, p. 13-22, 2016. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4959 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

FLICK, U.; KARDORFF, E. v.; STEINKE, I. A companion to Qualitative Research. Translated by Bryan Jenner, SAGE Publications, 2004.

FREITAS, N. A. Experiência e Formação do Indivíduo: reflexões com base na teoria crítica. In: ZANOLLA, S. R. S. (org.). Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas. Campinas, SP: Alínea, 2013.

GADAMER, H.-G. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet – 8.ed. - São Paulo: Brasiliense, 2012.

GARNICA, A. V. M. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface–Comunicação, Saúde e Educação, São Paulo, v.1, n.1, 1997. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/icse/v1n1/08.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

GONZALEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, p. 9-24, set., 2009. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/929 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

GONZALEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, set., 2010. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/978 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

HILL, C. O. Husserl and Phenomenology and Essence. In: TYMIENIECKA, A.-T. Analecta Husserliana (The Yearbook of Phenomenological Research) – Phenomenology and Existentialism in the Twentieth Century: Book 1: New Waves of Philosophical Inspirations. Vol.103, Springer, Dordrecht, 2009.

ILLICH, I. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Edlich Orth. Petrópolis, Vozes, 1985.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

LARROSA, J. B. Literatura, experiencia y formación: (Entrevista por Alfredo J. da Veiga Neto). In: La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. - Fondo de Cultura Económica, México, 2003.

LARROSA, J. B. Experiência e alteridade em educação. ReflexAção, v. 19, n. 2, p. 4-27, 2011. Disponível em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

LARROSA, J. B. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderlei Geraldi. 2.Reimpr. - Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016.

LEHER, R.; VITTÓRIA, P.; MOTTA, V. C. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v.9, n.1, p.14-24, 2017. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21792/14337 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

MACHADO, T. S.; BRACHT, V.; FARIA, B. A.; MORAES, C.; ALMEIDA, U.; ALMEIDA, F. Q. As práticas de desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar. Movimento, v.16, n.2, p.129-147, 2010. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/1153/115316043007.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo, SP: Moraes, 1994.

MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Estudos em Avaliação Educacional, v.26, n.62, p.264-293., 2015. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3022/3062 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

McCLENNEY, K. M. Benchmarking effective educational practice. New Directions for Community Colleges, v.2006, n.134, p.47-55, 2006. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/cc.236?casa_token=hTo_rXShADQAAAAA:EjB-Zb1O79mTFEAG-7uFVw79RQEWUnYNEppP5-gKljii2ma1LLm32ohyQrxxFw7VB11tNjcS7ZNtg0Qh > Acesso em: 13 de jan., 2020.

MITROVITCH, C. Experiência e formação em Walter Benjamin. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

OJALA, I.; VARTIAINEN, P. Benchmarking effectiveness in the educational development of three Finnish universities using a multidimensional evaluation model (MdE). International Journal of Public Administration, v.31, n.10-11, p.1182-1207, 2008. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01900690801973295 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

RAMALDES, K.; CAMARGO, R. C. Os jogos teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência. Goiânia, GO: Kelps, 2017.

REALE, M. Experiência e cultura: para a fundação de uma teoria geral da experiência. São Paulo, Grijalbo, Editora da Universidade de São Paulo, 1977.

RICHTER, A. C.; BASSANI, J. J.; OLIVEIRA, L. P. A.; TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. CHAVES JR., S. R. Em busca de boas práticas educativas nas aulas de educação física: é possível pensar a escola como lugar de cultura? Anais… XVII Conbrace e IV Conice, Porto Alegre, 2011. Disponível em: < http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/viewFile/3132/1548 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

RODRÍGUEZ GIMÉNEZ, R. Breve reflexión sobre la experiencia y el cuerpo. ETD - Educação Temática Digital, v.8, n. esp.,p. 48-58, 2007. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/690/705 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

ROTHER, E. T. Pesquisa Sistemática x pesquisa narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.20, n.2, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020

SANTOS RODRIGUES, G. Pedagogia das atividades circenses na Educação Física escolar: experiências da arte em escolas brasileiras de Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas-SP, 2018.

SEE/MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Caderno de Boas práticas dos Especialistas em Educação Básica de Minas Gerais. Alfabetização no Tempo Certo. 2010. Disponível em: < https://orientaeducacao.files.wordpress.com/2018/04/caderno-de-boas-praticas-eeb.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

SHUSTERMAN, R. The end of aesthetic experience. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v.55, n.1, p.29-41, 1997. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/f7f0/7c5ddee937b5033d761d4394d3e31bdff611.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.

SILVA, M. S.; BRACHT, V. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, v. 30, n. 1, 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5718/3394 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

SOARES, V. N. Estudos de revisão. In: TEIXEIRA, P (org.). Manual para pesquisa científica na educação física. - Itapetininga: Edições hipótese, 2019.

TRIERWEILLER, P. C. Repertórios artísticos-culturais de professores da Educação Infantil: discursos e sentidos estéticos. In: ROCHA, E. A. C.; KRAMER, S. Educação infantil: enfoques em diálogo. - Campinas, SP: Papirus, 2011.

UNESCO. Boas práticas do Programa Mais Educação. (Vídeo). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Hqa_CYl7vAk > Acesso em: 01 ago. 2018.

VAN MANEN, M. Researching lived experience: human science for an action sensitive pedagogy. London: Althouse, 1990.

VESELÝ, A. Theory and methodology of best practice research: a critical review of the current state. Central European Journal of Public Policy, v. 5, n. 2, p. 98-117, 2011. Disponível em: < https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=73845 > Acesso em: 13 de jan., 2020.

VOLPATO, G. L. Boas práticas na ciência. In: VOLPATO, G. L. Ciência além da visibilidade: ciência, formação de cientistas e boas práticas. - Botucatu: Best Writing, 2017.

VOSGERAU, D.S.R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista diálogo educacional, v.14, n.41, pp.165-189, 2014. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317 > Acesso em: 13 de jan., 2019.

ZANOLLA, S. R. S. (org.). Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas. Campinas, SP: Alínea, 2013.
Publicado
2022-08-29