EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELA LUDICIDADE
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência vivenciado durante o estágio supervisionado em uma turma de 1º e 2º anos do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Compreendendo o estágio relevante na formação universitária, por possibilitar conhecer os saberes e práticas escolares, bem como permitir um primeiro exercício da docência, este artigo constitui-se em uma reflexão crítica sobre o planejamento de práticas pedagógicas utilizando abordagens lúdicas. Acreditando que aprender é um processo que acontece pela ação do indivíduo, os objetivos eram tornar as aulas mais dinâmicas, estimular o diálogo, a interação e em especial a aprendizagem dos alunos jovens e adultos em processo de alfabetização. Para trabalhar os conteúdos escolares foram propostas atividades como: tangram para identificar e nomear formas geométricas; leituras de imagens subliminares para estimular o raciocínio e a visão crítica na escrita de frases e textos, e um mini mercado foi montado para simular atividades ligadas ao sistema monetário brasileiro. Conclui-se que estudar os conteúdos utilizando as atividades lúdicas foi uma alternativa rica e dinâmica para gerar a postura ativa que os alunos da EJA demonstraram diante dos conhecimentos que pretendia-se que dominassem.
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