HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CURRICULARIZAÇÃO
Resumo
História, Educação Patrimonial e Curricularização discute uma metodologia extensionista, a formação docente e a educação comunitária através de proposições teórico-metodológicas que nasceram com o projeto Momento Patrimônio, da área de História, da Universidade de Passo Fundo. O texto constitui-se de algumas referências metodológicas à formação docente e à educação comunitária sob as perspectivas da extensão, do ensino e da pesquisa como possibilidade de um espaço universitário formativo de sujeitos críticos e comprometidos com a sociedade. Nas reflexões perpassam a importância e o sentido social do patrimônio, da metodologia extensionista e sua curricularização, sob uma prática dialógica da reflexão na ação, no processo de conhecer, ser e transformar.
Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
ELLIOTT, J. La Investigación em Educación. Madrid: Morata, 1999.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Usos da História, refletindo sobre a escrita da História. In: História em Revista: dossiê- Historiografia. Pelotas, UFFPEL, vol. 6, dezembro 2000.
MACHADO, Ironita P.; ROSSANI, Sirlei. SILVA, Adriana Ferreira da História, "Ensinantes-Aprendentes": formação vs prática. Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen), v.7, p.135 - 155, 2006.
MACHADO, Ironita P.; ZANOTTO, Gizele. Momento Patrimônio. Erechim: GRAFFOLUZ, 2015, v.4
_________. Momento Patrimônio. Erechim: GRAFFOLUZ, 2014, v.3.
_________. Momento Patrimônio. Passo Fundo: Aldeia Sul, 2013, v.2.
_________. Momento Patrimônio. Passo Fundo: Berthier, 2012, v.1.
MACHADO, Ironita P.; SILVA, C.; CARVALHO, D. V. Coletânea Momento Patrimônio. CD-ROM. Produzidos por UPFTV. Passo Fundo: UPF, 2014.
MACHADO, Ironita P. Conhecendo a História através da Educação Patrimonial In: Momento Patrimônio.1ª ed. Passo Fundo: GRAFFOLUZ, 2015, v.3, p. 133-154.
MACHADO, Ironita P.; SILVA, C.; CARVALHO, D. V.; Educação Patrimonial e capacitação de professores multiplicadores In: Momento Patrimônio.1 ed. Erechim: Graffoluz Editora e Indústria Gráfica Ltda, 2015, v.IV, p. 229-240.
MACHADO, Ironita P.; GUEDES, A. D.; CARVALHO, D. V.; GASPAT, W. S. Educação patrimonial e ensino de História In: Qualidade do Ensino na educação básica: interdisciplinaridade, contribuições das ciências humanas, das linguagens, dos códigos e suas tecnologias.1ª ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015, v.1, p. 48-65.
NIETZSCHE, Friedrich. Considerações extemporâneas. In: Os Pensadores. São Paulo, Nova cultural, 1996.
NÓVOA, Antônio; FINGER, M. O método (auto) biografia e a formação. Lisboa, MS/DRHS/CFAP, 1998.
POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. In: Estudos Históricos Rio de Janeiro: vol. 5, nº 10, 1992, pp. 205.
______________. Memória, silêncio e esquecimento. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
RICOER, Poul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução Alain François [et. ali]. Campinas. SP: Editora da Unicamp, 2007.
RODRIGUES, Gabriela. A função social do professor de história: reflexões referentes aos objetivos da prática educativa. In: Anais da VII Jornada de ensino de história e educação. Passo Fundo: UPF, 2003, p 7-8. CD-ROM.
RÜSEN, Jorn. Trad. Estevão de Rezende Martins. Razão histórica: teoria da história fundamentos da ciência histórica. Brasília, UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Didática da História: Passado, Presente e Perspectivas a Partir do caso Alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. v. 1, n. 2, 16, jul. Dez. 2006.
RUSEN, Jorn. Reflexão sobre os fundamentos e mudanças de paradigmas na ciência histórica alemã ocidental. In: NEVES, A. B; GERTZ, R.E. A nova historiografia Alemã. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1987. p. 14-40.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
THOMPSON, Edward. A formação da classe operária inglesa. A maldição de Adão. Volume II. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.
VEIGA, I, CUNHA, M (Org.). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas: Papirus Editora, 1999.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).