PROJETO DE CAPOEIRA E IDEALIZAÇÃO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
O presente trabalho tem como centralidade as aulas de Capoeira no Ensino Fundamental em uma escola pública da rede estadual. O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições da Capoeira junto à comunidade de Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente optamos pelo Estudo do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos(as) estudantes que participaram do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, modos de agir, mudanças comportamentais, dentre outros. Os resultados revelaram que o Projeto Capoeira promoveu o resgate histórico, facilitou o acesso à cultura corporal de movimento aos participantes, fortaleceu as relações em grupo, contribuiu com a aquisição de valores e ampliou os espaços de sociabilidade da escola. Considerando ser esta, uma pesquisa de campo, o trabalho foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado: CAAE 69443417.4.0000.5237.
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