PROFESSORA IDEAL X PROFESSORA REAL - A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO

  • Mariany Almeida Montino Unitins
  • Pedro da Cunha Pinto Neto Unicamp

Resumo

Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa de doutorado e trata do modelo de formação contínua oferecida às professoras pela secretaria de educação de um município do estado de São Paulo. Tem como proposta revelar similaridades e diferenças que podem ser percebidas entre a imagem da professora idealizada pelas formadoras, capaz de transformar sua prática pedagógica e desenvolver determinados projetos com seus alunos e a professora real inserida no contexto da sala de aula.  Baseia-se em entrevistas semi-diretivas, realizadas com as formadoras do centro de formação contínua desse município, tratadas à luz das contribuições da Análise de Conteúdo. Questões como a descrença nas capacidades e a necessidade de preencher, constantemente, “buracos de formação”, aparecem nas falas das formadoras e deixam entrever um modelo de formação contínua marcado por contradições e baseado no déficit de conhecimentos e capacidades de professoras e alunos.

Biografia do Autor

Mariany Almeida Montino, Unitins
Professora da Universidade Estadual do Tocantins, Graduada na Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.
Pedro da Cunha Pinto Neto, Unicamp
Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação, junto ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC.

Referências

ARRETCHE, Martha. Mitos da Descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 31, jul. 1996. http://www.anpocs.org.br/portal/content/view/108/54/

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, Portugal, 2008.

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores – Os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora, Porto, Portugal, 2001.

FUSARI, José Cerchi. Programa Salto para o futuro. Formação contínua de professores. Exibido em 02/08/2005. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yXkOK017EKc

GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil na última década. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.17, jan./abr., 2008.

NASCIMENTO, Maria das Graças. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: CANDAU, Vera Maria. Magistério: Construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2008.

RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.10, n.30, p.285-300, maio/ago,2010.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Dimensões Pedagógicas e Políticas da Formação Contínua. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Campinas: Papirus, 1998. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos