DOS CAMINHOS PERCORRIDOS A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAJEADO TOCANTINS

Palavras-chave: Educação. Rede Municipal de Ensino. Formação de Professores.

Resumo

O artigo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores. Aborda, questionamentos na área da formação continuada para os professores da rede pública municipal de ensino do município, o objetivo geral é: conhecer os caminhos percorridos e a organização do processo da formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Lajeado -Tocantins. Objetivando especificamente: Conhecer as competências e a organização dos sistemas de ensino; e identificar a realidade da formação inicial e continuada dos professores da rede. Tem como questionamento: Quais os caminhos percorridos para organização do processo de organização da formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Lajeado Tocantins? Numa linha crítica de investigação e abordagem, adota-se a abordagem quantitativa e qualitativa, em que a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental configurando-se como uma pesquisa documental. Ressalta-se a fragilidade educacional que perpassa o Município, sobretudo acerca do processo de formação continuada de professores, haja visto, o evidenciado nas análises dos dossiês dos servidores. 

Biografia do Autor

Maria das Graças Pereira Silva, Rede Municipal de Ensino de Lajeado Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduação em Pedagogia - Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Supervisão pela Universidade Federal do Tocantins.  Professora da rede municipal de ensino de Lajeado Tocantins. 

Vânia Maria Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1995). Especialista em Avaliação Educacional (UnB - 1998). Especialista em Administração Educacional: política, planejamento e gestão (UnB/UNITINS - 1992). Atua como professora no Mestrado Profissional em Educação.

 

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Publicado
2021-12-20
Seção
Artigos