COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESPECIALIZAÇÃO EM TDIC PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS
Resumo
Este estudo tematiza a necessidade de desenvolvimento da competência digital nos programas de formação inicial e continuada, tendo como motivação o desafio da formação de profissionais da área de Segurança pública, com vistas a facultar o uso das TDIC de modo crítico e responsável, desfrutando de seu potencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Sob esse cenário, este estudo se propôs a verificar a aderência do curso de Pós-graduação lato sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos e as diretrizes para desenvolvimento das competências digitais, entendidas no âmbito do Quadro Europeu de Referências - DigComp 2.1. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se análise qualitativa, a qual permitiu identificar que todas as cinco áreas de competência que integram o Quadro Europeu de Referência foram contempladas durante o desenvolvimento do curso de Especialização em TIC, bem como verificou-se a intersecção entre os conhecimentos propostos no ementário com os conhecimentos identificados em 17 das 21 competências prevista do quadro. Logo, da convergência verificada, depreende-se alinhamento dos pressupostos formativos da instituição envolvida e as orientações contidas no DigComp 2.1, bem como destaca a relevância da formação em TDIC para assegurar a preparação para a adaptabilidade e flexibilidade necessárias ao contexto de rápidas transformações na contemporaneidade.
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