COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESPECIALIZAÇÃO EM TDIC PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias da informação e comunicação. Desenvolvimento de competências.

Resumo

Este estudo tematiza a necessidade de desenvolvimento da competência digital nos programas de formação inicial e continuada, tendo como  motivação o desafio da formação de profissionais da área de Segurança pública, com vistas a facultar o uso das TDIC de modo crítico e responsável, desfrutando de seu potencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Sob esse cenário, este estudo se propôs a verificar a aderência do curso de Pós-graduação lato sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos e as diretrizes para desenvolvimento das competências digitais, entendidas no âmbito do Quadro Europeu de Referências - DigComp 2.1. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se análise qualitativa, a qual permitiu identificar que todas as cinco áreas de competência que integram o Quadro Europeu de Referência foram contempladas durante o desenvolvimento do curso de Especialização em TIC, bem como verificou-se a intersecção entre os conhecimentos propostos no ementário com os conhecimentos identificados em 17 das 21 competências prevista do quadro. Logo, da convergência verificada, depreende-se alinhamento dos pressupostos formativos da instituição envolvida e as orientações contidas no DigComp 2.1,  bem como destaca a relevância da formação em TDIC para assegurar a preparação para a adaptabilidade e flexibilidade necessárias ao contexto de rápidas transformações na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Angelita Darela Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Linguística e Letras UFSC. Professora visitante no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação – Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

Natana Lopes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

Giovani Mendonça Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento – UFSC. Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação – Universidade Federal de Santa Catarina – PPGTIC/UFSC.

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Publicado
2020-06-04