CAMINHANDO COM MALU: EXPERIÊNCIAS IMAGÉTICAS E POÉTICAS NA PESQUISA COM CRIANÇAS
Resumo
Trata-se de um devir-artigo, no sentido de não querer imitar, trazer modelos e verdades ou lugares fixos de partida e chegada: é uma abertura às inúmeras possibilidades de estar e pesquisar com as crianças. Assim, é uma forma possível de pensar a infância e as experiências com as crianças buscando ler, escutar, olhar, sentir, com os olhos, bocas, ouvidos, braços, mãos - com o corpo todo bem aberto - na busca constante e incessante à novidade e ao encantamento. Por meio de uma composição poética, estética e imagética, buscaremos trilhar caminhos aforísticos para pensar as crianças, a infância e a deficiência. Assim, pensa-se em construir novos saberes e fazeres sobre e com a infância e as crianças. Com as imagens produzidas por Malu, somos convidados a adentrar lugares, espaços e tempos outros que nos colocam em movimento, em devir, em abertura, em busca por descobertas, curiosidades, novidades, muito mais do que de certezas.
Referências
ABRAMOWICZ. Anete; A pesquisa com crianças e infâncias e sociologia da da infância. In: FARIA, Ana Lucia Goulart de; FINCO, Daniela. Sociologia da Infancia no Brasil, Campinas: Autores Associados, 2011.
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BARROS, Manoel. Biblioteca Manoel de Barros. Alfragide – Portugal: Leya, 2013.
BISOL, Cláudia Alquati; PEGORI, Nicole Naji; VALENTINI; Carla Beatris. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, jan./abr. 2017.
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Foto-grafando infâncias: experiências imagéticas e poéticas e currículo na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação - IBRC)-Universidade Estadual Paulista (UNESP). Rio Claro, 2019.
COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias. Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio/ago. 2013.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
MACHADO, José Pedro. Dicionário etimológico da Língua Portuguesa. Lisboa: Confluência, 1967.
SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. (Org.) As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, 1997.
SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a “infância como fenómeno social”. Pró-posições, Campinas, v. 22, n. 1, p. 199-211, jan./abr. 2011.
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: IC, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).