COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DE SUA FUNÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavras-chave: Educação. Coordenador Pedagógico. Identidade.

Resumo

O trabalho realiza uma reflexão sobre a função do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. O estudo apresenta ainda a identidade profissional como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos do indivíduo. Visa compreender como são estabelecidas as relações interpessoais entre coordenador e a comunidade escolar como parte introdutória da pesquisa, sinalizando a escola com o papel fundamental e importante, cuja função é formar cidadãos. O percurso metodológico constou de pesquisa bibliográfica, documental, bem como pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados/informações por meio de entrevista com profissionais que atuam na coordenação institucional, estabelecendo assim, uma interlocução na investigação qualitativa. O fio guia da investigação decorre dos documentos legais que fundamentam a temática como também de teorizações que norteiam o mesmo, como: Lomanico (2005), Libâneo (2001), Franco (2008) entre outros. Consequentemente nos prestamos a refletir sobre as relações interpessoais do coordenador no espaço escolar no intuito de desvelar sua identidade profissional. Em seguida, apresentamos os resultados e discussões sobre os achados da investigação, finalizando com as considerações a respeito da relevância do coordenar numa instituição educacional, além de estimular o desvelamento de novos paradigmas e de novas atitudes como forma de viabilizar a integração dos diversos setores da escola.

Biografia do Autor

Walison Torres Campos , Facultad Interamericana de Ciencas Sociales

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencas Sociales-PY.

Eraldo Pereira Madeiro, Unitins

Doutor em Educação da Universidade Estadual do Tocantins. Docente do Programa de Pós-Graduação Em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias sociales – FICS – PY.

Referências

ARANHA, M. L. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas – SP: Papirus, 2005.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília. 1996.

BRZEZINSK, I. Profissão Professor: Identidade e Profissionalização Docente. Brasília: Plano, 2002, p. 7-19.

CASTELLS, M.; GERHARDT, K. B. (trad). O poder da identidade. V. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COELHO, L. M. C. da C. Escola pública de horário integral e qualidade de ensino. In: Revista Ensaio: Avaliação das políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro.Vol. 4, nº 11, p. 121-128. Abr./jun., 1996.

DICIONÁRIO AURÉLIO. Novo dicionário da língua portuguesa. Editora Nova Fronteira. 1 CD-ROM. 2009.

FRANCO, M. A. S. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2008. Acesso em: 15/11/2019.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2007.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e de gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectiva: Revista de Educação, v. 2, n. 4, p. 77-90. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/faed/nefope/publicacoes/o-coordenador-pedagogico-na-educacao-basica-desafios-e-perspectivas>. Acesso em: 15/11/2019.

LOMANICO, A. F.. A atribuição do coordenador pedagógico. 3. ed. São Paulo: Edicon, 2005.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. 4. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 91-107.

OLIVEIRA, V. B. O Brincar e a Criança. Petrópolis: Vozes, 1995OLIVEIRA, Luiza de Fátima Medeiros de. Formação docente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividades docentes. In: Pimenta, S G. formação de professores: identidade e saberes da docência. 2ª ed. São Paulo. Cortez, 1999.

PRETTO, N. L. Uma escola com/sem futuro: educação e multimídia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

RAMOS, R. Y. Formação ou conformação dos professores? Pátio, n. 17, p.22- 26, julho/2001.

REDIN, E. Qual o perfil profissional de Educação Infantil? In: Portal Kidesmart. Disponívelem:<http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detleitura.asp?codigoleitura=147&código_idioma=3>. Acesso em: 20/11/2019.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação [on line], v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. Acesso em: 17/05/2019.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2020-05-22