O LUGAR DA FANFICTION NO ENSINO DE LITERATURA

Palavras-chave: Literatura. Fanfiction. Ensino.

Resumo

Diante do quadro que se vivencia na educação com relação à inserção da tecnologia no cotidiano da juventude contemporânea e o que isso tem afetado a atividade de leitura dessa comunidade conectada, faz-se necessário que se ampliem os olhares acerca do ensino de literatura na educação básica. Na tentativa de contribuir para esta discussão, este artigo, parte da pesquisa que está sendo desenvolvida no programa Pós-Graduação em Literatura da UnB, vislumbra lançar um olhar a Fanfiction – texto ficcional criado por fãs de uma obra já existente – enquanto gêneros discursivos produzidos por jovens estudantes, bem como disseminados por eles por meio da tecnologia. Neste recorte, as considerações realizadas serão embasadas nas abordagens de gêneros discursivos de Bakhtin e nas concepções de leitura e leitores de Zilberman, considerando as interações discursivas que a fanfiction pode proporcionar em meio aos jovens leitores, embora não esteja presente no contexto formal de ensino.

 

Biografia do Autor

Lucimar Pinheiro da Silva Sampaio, Universidade de Brasília

Doutoranda em Literatura no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB. Mestre em Educação e Tecnologia pela Faculdade de Educação da UnB. Professora de Língua Portuguesa da SEE/DF. Membro do grupo de pesquisa GIEL/CNPq e do FORPROLL - UFVJM/CNPq. 

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Tradução Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 1998.

JAMISSON, ANNE. Fic: por que a fanfiction está dominando o mundo. Tradução de Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 de outubro de 2019.

NEVES, André de Jesus. Cibercultura e Literatura: identidade e autoria em produções culturais participatórias e na literatura de fã (fanfiction). Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.

ZILBEMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.

Publicado
2020-02-04