ABORDAGEM DIALÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TÁTICAS PARA SE “DESVIAR” DO MÉTODO FORMAL

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Língua Viva. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

A Linguística Aplicada contemporânea vem oferecendo diferentes subsídios para o trabalho com a língua viva (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003, 2006 [1979]) em sala de aula. Este estudo propõe contribuir com essa dinâmica ao tratar deabordagens dialógicas no ensino da língua portuguesa da educação básica, tomando como base a noção de tática (DE CERTEAU, 2014), a qual defende a necessidade de se desviar de padrões estabelecidos nas relações de poder, assim como o chamado método formal. Compreendemos, em linhas gerais, que a atuação tática do professor, dentro de uma abordagem dialógica de ensino, revela possibilidades de tornar a sala de aula um campo problematizador e responsivo de aprendizagem da língua.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL).

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (Proling/UFPB).

Referências

ALMEIDA, M. F; SANTANA, W. K. F. Ensino de línguas sob perspectiva estilística: contribuições da teoria dialógica da linguagem. Revista de Letras Juçara, Caxias – Maranhão, v. 02, n. 02, p. 310 – 326, dez. 2018.

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácioe notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2013.

BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. O freudismo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Perspectiva, 2001.

BOURDIEU, P. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Ed. Papirus, 1996.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.

FERRAREZI JR., C. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 118 p.

GERALDI, J. W (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção.Cascavel: Assoeste, 1984.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O Método Formal nos estudos literários: introdução

a uma poética sociológica. Tradutoras: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016.

MOITA LOPES, L. P. Lingüística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P (Org.). Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 85-107.

SANTANA, W. K. F. Explorando as multifaces da palavra: sobre a necessidade de superar o teoreticismo e o imanentismo na/da linguagem. RE-UNIR, v. 6, nº 1, p.65-80, 2019.

SANTANA, W. K. F; NASCIMENTO, T. J.G. O heterodiscurso no conto “A mensagem”, de Clarice Lispector: questões de linguagem. ScriptaUniandrade, v. 16, n. 3, 2018, p. 290-305.

SILVA JÚNIOR, S. N. Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Linguística), Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, 2019.

SILVA JÚNIOR, S. N. A importância da concepção dialógica de linguagem na formação do professor de língua materna: a análise da compreensão responsiva ativa em sala de aula. In: SILVA JÚNIOR, S. N; SILVA, E. B (Org.) (Re) pensando a pesquisa em linguagem: várias questões, múltiplos olhares. Pará de Minas, MG: Virtual Books, 2017.p. 8-27.

VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

ZOZZOLI, R. M. D. Conhecimentos linguístico-discursivos na sala de aula de língua portuguesa: desenvolvendo “táticas” para desobedecer a propostas prontas. Leia Escola, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. 40-50, 2014.

ZOZZOLI, R. M. D. Compreensão e produção responsivas ativas: indícios nas produções dos alunos. In: ZOZZOLI, R. M. D (Org.) Ler e produzir: Discurso, texto e formação do sujeito leitor/produtor. Maceió: EDUFAL, 2002, p. 13-32.

ZOZZOLI, R. M. D. A constituição de uma gramática do aluno em leitura e produção de texto: em busca de autonomia. In: XV Jornada de Estudos Lingüísticos do GELNE, p. 1-20, 1997.

Publicado
2020-02-04