LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE UM PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

  • Thaysi Silva de Oliveira
  • Rodrigo Vieira Nascimento Unitins
Palavras-chave: Letramento. Interdisciplinaridade. Proposta.

Resumo

O presente trabalho visa a idealização de uma proposta didático-pedagógica que envolva o ensino de letramento no viés interdisciplinar. A proposta almeja a junção de saberes entre as áreas de conhecimento Língua Portuguesa, História e Geografia, para que, de forma colaborativa, possam fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e escrita dos alunos. No plano heurístico, emergiram, dentre outras, algumas questões norteadoras da investigação: como a construção de uma proposta de um projeto interdisciplinar poderá impulsionar o ensino de leitura e escrita, como prática social, dos alunos do Ensino Médio? Espera-se que, através da proposta, o letramento escolar seja mais holístico e integrado e contemplado em outras disciplinas e, consequentemente, que os docentes se atentem a importância de trabalhar de maneira interdisciplinar. Para o desenvolvimento teórico desse estudo, a pesquisa sustentou-se em autores conceituados no campo do letramento e interdisciplinaridade, como, Street (2014), Soares (2009), Fazenda (2008; 2011), Moraes (2011).

Biografia do Autor

Thaysi Silva de Oliveira

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins. 

Rodrigo Vieira Nascimento, Unitins

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura e professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. O papel da educação na sociedade tecnológica. Brasília – DF, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ > Acesso em 21 de agosto de 2019.

FAZENDA, Ivani A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. 4ª.ed. Campinas: Papirus, 2008.

_________, Ivani A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 6ª. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FREIRE. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, Giano. No bico do papagaio. Gurupi: Veloso, 2016. 60 p.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução Francisco C. Fontanella. Piracicaba-SP: Editora Unimep, 2006.

KLEIMAN, Angela B. Preciso "ensinar" letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasil: Cefiel/Unicamp, 2005. 65 p.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 6. ed. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 320 p.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011. 239 p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 102 p.

OLIVEIRA, Daniele de Abreu. Letramento Literário e Cultural Na Amazônia Brasileira: Que Literatura Ensinar? Que Textos Ler?. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2016.

SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Editora autêntica, 2009.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.

TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009.

Publicado
2020-02-04