ESTUDO DA CONJUNÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Aline Dias da Silva
  • Wilson Mota da Rocha Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Morfologia. Atividades epilinguísticas.

Resumo

O livro didático é de extrema importância para o trabalho do professor, portanto é imprescindível saber manuseá-lo e avaliá-lo conforme orientações presentes em diretrizes oficiais e em referenciais teóricos. Neste artigo, objetivamos investigar o livro didático Buriti Mais Português, 5° ano. Como fundamentação teórica, utilizamos os conceitos de análise linguística (SILVA, 2011) e (PILATI, 2017) e de conjunção (BECHARA, 2002). Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa documental, orientada pela abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que as atividades didáticas sobre a classe morfológica das conjunções se caracterizam pelo enfoque epilinguístico, estando, portanto, de acordo com as diretrizes curriculares vigentes (BRASIL, 2018).

Biografia do Autor

Aline Dias da Silva

Graduanda em Pedagogia, 6º Período, Universidade Federal do Tocantins/Palmas.

Referências

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000.

BRASIL. Portaria nº 30, de 15 de agosto de 2018. Divulga resultado final do Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2019 - Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 132, n. 158, p. 12, 16 ago. 2018. Seção I.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Ensino Fundamental I. Brasília, MEC/SEF, 1997.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Relatório de escolas participantes da escolha de livros. Disponibilidade em: <http://simec.mec.gov.br/livros/publico/index_escolha.php>.Acesso em: 30 out. 2019.

PALAVRAS HOMÓFONAS. Norma Culta. Disponibilidade em: <https://www.normaculta.com.br/palavras-homofonas/>. Acesso em: 17 nov. 2019.

PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

SANCHEZ, M. M. Buriti Mais Português. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2017.

SILVA, W. R. Estudo da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2011.

Publicado
2020-02-04