PRÁTICA DE SENSIBILIZAÇÃO: O DESAFIO DA GERAÇÃO DE NOVOS PROJETOS E EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO

Palavras-chave: Cultura Empreendedora. Inovação. Empreendedorismo. Hotel Tecnológico. Incubadora de Inovações.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as percepções e o potencial empreendedor de estudantes universitários, a partir da prática de sensibilização desenvolvida pela Incubadora de Inovações. A metodologia do trabalho consistiu na aplicação de um questionário aos estudantes que participaram do processo de sensibilização, realizado na Incubadora, no ano de 2018, procurando entender as intenções dos alunos em empreender. O referencial teórico mobilizado perpassa pelas noções de empreendedorismo, cultura empreendedora e incubação de empresas. Os resultados evidenciaram que dos 241 acadêmicos pesquisados, 168 (70,00%) tinham interesse em empreender e apenas 101 (42,00%) conheciam a incubadora e o PROEM. Conclui-se que a prática da sensibilização é importante para os acadêmicos conhecerem os mecanismos do PROEM, aproximem-se das empresas que estão incubadas e despertar o interesse para empreender. Para a incubadora, a prática de sensibilização abre a possibilidade de receber novas e melhores propostas para serem incubadas.

Biografia do Autor

Geocris Rodrigues dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Liliane Canopf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. Mestra em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Elizandra Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Administração e Gestora do Centro de Empreendedorismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  

Neimar Follmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Administração e Diretor de Relações Empresarias e Comunitária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

 

Referências

ANDREASSI, Tales. Gestão da inovação tecnológica. São Paulo: Thomson Learning. 2007.

BAÊTA, Adelaide Maria Coelho. O desafio da criação: uma análise das incubadoras de empresas de base tecnológica. Petrópolis-RJ: Vozes. 1999.

BECKER, Barbara; GASSMANN, Oliver. Corporate Incubators: Industrial R&D and What Universities can Learn from them. The Journal of Technology Transfer. v. 31, 2006.

BRASIL. Manual para a implantação de incubadoras de empresas. Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasilia, 1998.

CARVALHO, Milena et al. Sistema de sensibilização, prospecção e qualificação: proposição de um conjunto de elementos para guiar ações de melhorias em uma incubadora Potiguar. 25ª Conferência da ANPROTEC. Anais... 2015, 11p.

COSTA, Alexandre Marino; CERICATO, Domingo; MELO, Pedro Antonio. O empreendedorismo corporativo: uma nova estratégia para a inovação em organizações contemporâneas. Revista de Negócio, v. 12, p. 1, 2007.

DORNELAS, José Carlos Assis. Planejando incubadoras de empresas: como desenvolver um Plano de Negócio para incubadoras. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

FILHO, Silvio Liberato de Moura; MACHADO, Rocha Angela; OLIVEIRA, Telles Eduardo; ANDRADE, Torres Edinildo. Universidade empreendedora? Um método de avaliação e planejamento aplicado no Brasil. Revista Gestão e Tecnologia. v. 19, p. 159-184, 2019.

GADELHA, Marcio; MÂSIH, Renan. Alinhamento estratégico em incubadoras de empresas: proposta de um sistema de gestão baseado no balanced. Foz do Iguaçu: XXVII Enontro Nacional De Engenharia de Produção. Anais... 2007.

HATZIKIAN, John. Research and Technological Development Policy and Innovative Performance: The Greek Case Within the EU. Contributions to Economics. Technological Institute of Athens. Department of Business Administration, Athens, Greece, p. 229-248, 2007.

IACONO, Antônio; NAGANO, Marcelo Seido. Nascentes de base tecnológica: empresas no Brasil. Interciencia. v. 39, 2014.

JABEEN, Musarrat.Innovative entrepreneurship: Alumni Organization of Internacional Relations of international relations department, University of Balchistan. Internaticional Conference on Information Management and Enginneering (ICIME). Anais… p.530-532. 2010.

LEITE, Emanuel. O Fenômeno do Empreendedorismo: Criando Riquezas. Recife, XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais... Recife, 2000.

LIMA, Edmilson et al. Ser seu Próprio Patrão? Aperfeiçoando-se a Educação Superior em Empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea (Online). v. 19, p. 419-439, 2015.

LIMA, Edimilson et al. Educação Superior em Empreendedorismo e Intenções Empreendedoras dos Estudantes. Relatório do Estudo GUESSS Brasil 2013-2014. Caderno de pesquisa. n. 2014-03, 2014.

MACHADO, Elizandra. Modelo de análise da influência do capital intelectual no sucesso de startups incubadas. 2014. 209f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2014.

MINAYO, Maria Cecilia (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 14. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

OLIVEIRA, Iris Martins; TAVEIRA, Maria do Ceu; NEVES, Lucia. Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência. Psicologia: Ciência e Profissão. 2014, 34 (2), 512-523.

ORTIGARA, Anacleto et al. Análise por agrupamento de fatores de desempenho das incubadoras de empresas. Revista de Administração e Inovação. v. 8,n.1, p.64–91, 2011.

PENTEADO, Ricardo et al. Estratégias de Gestão para a Inovação Organizacional. Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Anales... 2009.

PROEM. Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Disponibilidade em: < http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/diretorias/direc/nit/proem >. Acesso em: 4 jun. 2019.

QUADROS, Felipe Zurita. Plano de Negócios e a pequena empresa de base tecnológica: um estudo de caso na incubadora de empresas MIDI Florianópolis. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SOETANTO, Dirp; GEENHUIZEN, Van. Technology Incubators as Nodes in Knowledge Networks. Amsterdam. 45th Congress of the European Regional Science Association. Anais… 2005.

SOUZA, José; SOUZA, Silmara; BONILHA, Isadora. D. Avaliação do processo de incubação no Estado de São Paulo. Revista da Micro e Pequena Empresa. v. 2, p. 21–39, 2008.

TEIXEIRA, Milena Correa et al. Os habitats de inovação presentes nos parques científicos e tecnológicos de Santa Catarina. Espacios. Caracas, v. 39, p. 22-30, 2018.

TERRA, Jose Cláudio Cyrineu. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. 2. ed. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

Publicado
2022-04-08