ENSAIAR A LEITURA COM CRIANÇAS NA PALAVRA MUNDO
Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada em uma escola de Educação Infantil com crianças de 5 anos. Pensamos a leitura como ato de entoar mundos, que escapa ao modo prescritivo, dado ou concluído, longe dos olhos que a enxergam como algo a ser memorizado, ou até mesmo entendido e explicado. Partilhamos com as crianças as poesias de Manoel de Barros, elas se sentem atraídas pela linguagem, sonoridade e imagens que despertam a imaginação. Elas experimentam a poesia, à moda ave, com desenhos ilustram as suas poesias autorais. Imersas no cotidiano escolar, somos provocadas a refletir sobre as sutilezas do gesto de oferecer livros de poesias às crianças. Como recorte metodológico, utilizamos a etnografia, com observação participante e registro no diário de pesquisa.
Referências
ARAÚJO, Mairce da Silva. Alfabetização tem conteúdos? In GARCIA, Regina Leite. (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.
BARBOSA, Severino; AMARAL, Emília. Escrever é desvendar o mundo. São Paulo, Papirus, 2012.
BARROS, Manoel. Poeminha em língua de brincar. Rio de Janeiro: Record, 2007.
BARROS, Manoel. Menino do Mato. Rio de Janeiro: Objetiva.2017
BOFF, Leonardo. A água e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1999
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 51ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. Histórias e narrativas na educação infantil. In: GARCIA, Regina Leite (Org.) Crianças essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de janeiro: DP&A, 2002.
MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos e ARAÚJO, Mairce da Silva. Alfabetização: desafios da prática alfabetizadora. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 2, n. 3, 2007. Disponível em: <http://www.mocambras.org> e ou <http://www.acoalfaplp.org>. Publicado em: setembro 2007.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Professoras alfabetizadoras: histórias plurais, práticas singulares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. O prazer de descobrir e conhecer. In: GARCIA, R. L. (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. São Paulo: Cortez, 1997.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal, SAMPAIO Carmen Sanches. A pré-escola em Angra dos Reis – tecendo um projeto de educação infantil: In GARCIA, Regina Leite. (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.
SAMPAIO, Carmen Sanches. Alfabetização e formação de professores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
SMOLKA, Ana Lúcia Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2008.
ZACCUR, Edwiges Guiomar dos Santos. Conta outra vez: a construção da competência narrativa. In: GARCIA, Regina Leite (Org.) Revisitando a pré-escola. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ZACCUR, E. (org.) A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).