CURRÍCULO E UNIVERSIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO

  • Edimária Vasconcelos da Silva Faculdade ITOP
  • Soraia Maria Tomaz ITOP

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar se os professores dos cursos de graduação em Pedagogia e Letras estão preparados para trabalhar com a educação inclusa e se durante a sua graduação tiveram disciplinas voltadas ao ensino especial na sua grade curricular. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso e coleta de dados (aplicação de questionários). O estudo foi realizado com professores, sendo eles, Universitários e docentes do Ensino Fundamental residentes no município de Palmas  TO, egressos das Universidades do estado do Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará e Tocantins. Esta pesquisa possibilitou uma maior clareza em relação à necessidade de preparação dos professores para lidar com alunos com deficiência. Para dar subsidio ao estudo proposto, utilizaram-se pesquisas bibliográficas fundamentadas nos seguintes autores: Mantoan (1997 e 2003), Meirieu (2002), Saviani (2003), Laplane (2004), Vitaliano (2007), Mendes (2004), Bueno (1999) e LDB (1996). A escola regular tem um papel fundamental para uma mudança decisiva do ponto de vista da inclusão. Portanto, para se efetivar de fato é necessário que seus profissionais, se reconheçam como agentes capazes de mudar a realidade da prática pedagógica repetitiva, do currículo mecânico, da avaliação classificatória e excludente e da construção do projeto político pedagógico fora da realidade da escola. No entanto para que a inclusão aconteça, não basta permanecer confiável na legislação, mas precisa de transformações práticas intensas no sistema de ensino.

Biografia do Autor

Edimária Vasconcelos da Silva, Faculdade ITOP
Graduação em Pedagogia pela Faculdade ITOP
Soraia Maria Tomaz, ITOP
Formada em Educação Física.

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Publicado
2016-09-29