DO GÊNERO DISCURSIVO CANÇÃO RAP À PRODUÇÃO TEXTUAL: CRITICIDADE, ENSINO E RESPONSIVIDADES

Palavras-chave: Rap. Gêneros do discurso. Produção de texto.

Resumo

Neste escrito, apresentamos atividades desenvolvidas, nas quais se utilizou o gênero discursivo canção rap, em minicurso realizado em escola pública federal, no contexto da educação básica, como parte integrante das aulas de língua portuguesa, tanto em práticas de leitura quanto nas de produção de texto. A partir desse gênero do discurso e tendo como suporte teórico e metodológico os estudos do Círculo de Bakhtin (1995, 2003) sobre dialogismo e atitude responsivo-ativa e os de Koch e Elias (2006, 2010) sobre leitura, mostramos que se pode desenvolver uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com raps em diálogo com outros gêneros, como poema, propaganda, tirinha e história em quadrinhos. Além disso, destacamos uma das produções resultantes do minicurso para realçar a criticidade das pessoas em relação a temas significativos da atualidade. Nesse sentido, as atividades de leitura e de produção de textos, bem como o processo de análise e reflexão sobre a língua, foram uma maneira de promover uma formação mais ampla, diversificada e plural para o futuro professor.

Biografia do Autor

Tatiana Aparecida Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Linguística (UFSCar), com estágio doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Referências

BAKHTIN, M. Estética de Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VOLOCHÍNOV, V. N.; BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Secretaria de Educação, 2000. Disponível em: ˂http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf˃. Acesso em: 20 fev. 2016.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, J. C. G. Rap na cidade de São Paulo: música, etnicidade e experiência urbana. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 1998.

______ (1999). Arte e Educação: A Experiência do Movimento Hip Hop Paulistano. In: ANDRADE, E. N. (org.). Rap e educação, rap é educação. São Paulo: Summus, 1999, p. 23-38.

Publicado
2020-02-04