A LITERATURA E SUA LEITURA NO CENÁRIO DE FLUXOS DE TRANSFERÊNCIAS CULTURAIS

  • Rondinele Aparecido Ribeiro UNESP
Palavras-chave: Leitura. Literatura. Convergência. Mobilidade. Transmidialidade.

Resumo

O presente artigo volta-se para as tessituras do cenário contemporâneo, marcado pela mobilidade, como destaca a crítica literária Ivete Walty (2011). A literatura, nesse cenário, conforme teoriza a autora, deve ser pensada a partir de uma lógica cultural complexa, multifacetada e convergente, já que mantém conexões com outros artefatos culturais. Dessa forma,  a literatura no novo milênio se insere num contexto de fragmentação e revitalização do cânone em que múltiplas tendências e formas de ficção surgem. Estabelecendo trocas com outros artefatos culturais, tem-se um cenário marcado pela diversidade de gêneros, de temas e, sobretudo, de suportes. Assim, o artigo compreende a leitura literária, em seus múltiplos suportes, como um espaço amplo e privilegiado de promoção à ficção, revelando a existência de uma pluralidade artística fundamentada na necessidade atávica humana em depender da efabulação.

Biografia do Autor

Rondinele Aparecido Ribeiro, UNESP

Mestre em Letras pela UNESP-ASSIS (linha Literatura e Estudos Culturais).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó. Argus, p. 55-76.

BALOGH, Anna Maria. Conjunções, disjunções, transmutações: da Literatura ao cinema e à TV. São Paulo: Annablume, 2009.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 221-254.

BRANDILEONE, Ana Paula Nobile. Literatura brasileira contemporânea: caminhos diversos. In: BRANDILEONE, Ana Paula Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva (Org.). Desafios contemporâneos: a escrita do agora. São Paulo: Annablume, 2013. p. 17- 33.

BULHÕES, Marcelo. A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo: Atica, 2009.

CAMARGO, Luís. Apresentação. In: PELLEGRINI, Tânia et al. (org.). Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 9- 13.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: UFSC, 2013.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MARTINS, Aracy Alves; MACHADO, Maria Zélia Versiani Machado. A literatura e a versatilidade dos leitores. In: Livros & Telas. MARTINS, Aracy Alves et al. (orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, p. 27-44.

MOSER, Walter; KLUCINSKAS, Jean. A estética à prova da reciclagem cultural. Scripta, n. 20, p. 17-42, 2007.

NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão, escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo: Cortez, 2004.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2007.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 51, p. 283- 299, jul./dez. 2006.

WALTY, Ivete. Percursos de Leitura. In: Livros & Telas. MARTINS, Aracy Alves et al. (orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, p. 108- 123.

Publicado
2020-02-04