DOCÊNCIA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: OLHARES E MOVIMENTOS A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE FORMAÇÃO

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino. Pesquisa. Extensão.

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo partilhar processo de estudo, reflexão e formação a partir da tríade ensino, extensão e pesquisa, tendo como centralidade de nossa investigação docência com bebês e crianças pequenas no contexto da educação coletiva. Articulando vozes docente e discente no contexto do curso de Pedagogia, de uma Universidade Federal, bem como projeto de extensão em uma Unidade de Educação Infantil (UMEI), o texto narra caminhos, desvios e potências que emergem da formação, se desdobram na extensão e se complexifica no fazer da pesquisa. O movimento de juntos estudar, pensar, buscar compreender, tem fundamentado a constituição de grupo de pesquisa, elaboração e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso (TCC), constituindo movimento crítico-reflexivo de pensar a prática pedagógica com e a partir da observação dos movimentos, gestos, especificidades junto e com partir os bebês e as crianças. O exercício metodológico tem sido a escrita, como materialidade do vivido, como ação política e responsável com e no campo (PEREIRA, 2012). Sustentam a trama teoricamente (em construção), conceitos como os de alteridade e exotopia (BAKHTIN, 2009), infância e pesquisa (PEREIRA e MACEDO, 2012), entre outros.

Biografia do Autor

Ana Cristina Marques Monteiro Vieira, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga (UFF), Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Nazareth Salutto, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Pedagoga (ISERJ). Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Fragmentos sobre a rotinização da educação infantil. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n.1, p. 93-113, 2000.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.
GUIMARÃES, Daniela. Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na Educação Infantil. In: MORO, Catarina. SOUZA, Gizele de (Orgs). Educação infantil: construção de sentidos e formação. Curitiba. NEPIE/UFPR, 1ª edição, 2018, p. 31-44.
JOBIM E SOUZA, Solange. Prefácio. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.KRAMER, Sonia. Formação e Responsabilidade: escutando Mikhail Bakhtin e Martin Buber. In: KRAMER, Sonia, NUNES, Maria Fernanda Rezende, CARVALHO, Maria Cristina (orgs.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. 1ªed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Um pequeno mundo próprio inserido num mundo maior. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.
SANTOS, Núbia de Oliveira. Intimidade e estranhamento na pesquisa com crianças. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.
Publicado
2021-07-13
Seção
Relatos de Experiência