CRIANÇA: GÊNERO E SEXUALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO

Palavras-chave: Sexualidades. Relações de gênero. Infância. Educação infantil. Formação docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o desenvolvimento da sexualidade e do gênero na infância e o papel dos educadores neste processo. Para tanto, diferencia os conceitos de sexo, sexualidade e gênero, assim como trata a especificidade da sexualidade infantil em relação à sexualidade adulta. Aborda ainda o brincar como atividade através da qual as crianças internalizam padrões sociais no que tange à sexualidade e ao gênero, além de favorecer a exploração de diferentes papéis pela via da imaginação. Tais temáticas podem e devem ser trabalhadas na educação infantil, porém os educadores enfrentam dificuldades de diversas ordens. Nesse sentido, através de um relato de experiência, serão apresentadas algumas possibilidades no que diz respeito ao trabalho pedagógico com sexualidade e gênero, contendo reflexões acerca de como este pode favorecer que as crianças vivenciem suas relações de formas menos estereotipadas. Conclui-se acerca da importância da discussão destas temáticas nos cursos de formação dos educadores a fim de subsidiar práticas e intervenções que favoreçam nas crianças a construção de sua sexualidade e as permitam vivenciar as relações de gênero de forma não coercitiva.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Dantas de Souza, UFRN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cynara Teixeira Ribeiro, UFRN

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado
2020-03-16
Seção
Artigos