FAMÍLIA E ESTADO NO CAPITALISMO: ATRIBUIÇÕES CORRELATAS NA PROTEÇÃO DOS INDIVÍDUOS
Resumo
O Estado e a política social dão subsídio para o desenvolvimento do capital. O desdobramento da política neoliberal interfere substancialmente nas políticas sociais, que deixam de expressar direitos sociais e passam a ter natureza mercadológica. As consequências dessas transformações acarretam à classe trabalhadora uma responsabilização por promover seu próprio bem-estar. Nesse contexto de regressão de direitos estão inseridas as famílias como a instituição primária de cuidado de seus membros. A família é a mais penalizada no esfacelamento da proteção social, sobretudo a mulher, estereotipadas como cuidadora, é o sujeito mais afligido na direção de responsabilização familiar atribuída pela política na contemporaneidade.
Referências
BERHING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturação e perda de direitos. -2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Política social no contexto da crise capitalista. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
______. Política social no capitalismo tardio. 5a. Ed. São Paulo: Cortez, 2011a.
BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 9 ed. São Paulo, 2011b.
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Versão Oficial. Encarte da Revista Serviço Social e Sociedade 80 Editora Cortez. Novembro de 2004.
BURGINSKI, Vanda Micheli. Neokeynesianismo e neodesenvolvimentismo: expressões ideológicas do Estado neoliberal. In: Rev. katálysis, Florianópolis , v. 21, n. 2, p. 406-415, maio 2018 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802018000200406&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 30 de Jul de 2019.
CISNE, Mirla. Feminismo e consciência de classe no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2018.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
GIORGI, Alessandro De. A miséria governada através do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan: ICC, 2006.
HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. Annablume: São Paulo, 2006.
______. O neoliberalismo: história e implicações. 5 ed. São Paulo: editora Loyola, 2014
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 2014.
______. Questão social, família e juventude: desafios do trabalho do assistente social na área sociojurídica. In: Política Social, Família e Juventude: uma questão de direitos. SALES, Mione Apolinário. MATOS, Maurílio Castro de. LEAL, Maria Cristina. (Orgs.) 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
IANNI, Octavio. Estado e Capitalismo. São Paulo: brasiliense, 2004.
MANDEL, Enerst. O capitalismo tardio. Tradução de Carlos Eduardo Silveira Matos, regis de Castro Andrade e Dinah de Abreu. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MELO, J. D. N. A concepção de família na política nacional de assistência social brasileira: no foco da criminalização da pobreza. In: Memorias Revista digital de historia y arqueologia desde el Caribe, 9 (17), p. 102-134, 2012.
MIOTO, Regina Célia Tamaso; DAL PRÁ, Keli Regina. Serviços Sociais e responsabilização da família: contradições da Política Social brasileira. IN: Familismo Direito e Cidadania: contradições da política social. MIOTO, Regina C. T.; CAMPOS, Marta S.; CARLOTO, Cássia M. (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2015.
MOTA, Ana Elizabete. Cultura da Crise e Seguridade Social. São Paulo: Cortez, 2015.
MOTA, A. E (org). O Mito da Assistência Social: ensaios sobre Estado, Política e
Sociedade. São Paulo: Cortez, 2013.
PAULO NETTO, José. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Crise do capital e consequências societárias. In: Revista Serviço Social & Sociedade, n. 111, p. 413-429, jul./set. 2012.
SILVA, Ivone Maria Ferreira da. Questão social e serviço social no Brasil: fundamentos sociohistóricos. Cuiabá: edUFMT, 2008.
SZYMANSKI, Heloisa. Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafios de um mundo em mudança. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, Ano XXIII, n. 71, setembro de 2002.
WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).