DILEMAS E DESAFIOS NA HOMOPARENTALIDADE PELA VIA DA ADOÇÃO
Resumo
A família se transforma de acordo com o momento histórico e social. O modelo matrimonial deixou de ser o único reconhecido pelo direito, e novas configurações se apresentam, numa luta cotidiana pelo reconhecimento social e jurídico. O objetivo deste trabalho é compreender as formas múltiplas de família, tendo como ênfase o reconhecimento jurídico das famílias homoafetivas e possibilidade de adoção. A metodologia utilizada consistiu na revisão bibliográfica e documental de estudos, legislação e julgados, para compreender os efeitos das transformações sociais, jurídicas e políticas. Foi observado que a noção de família e a sociedade passam por transformações e, neste processo, influenciam-se mutuamente nas mudanças que sofrem. A pesquisa demonstra que a família de outrora, limitada a um modelo matrimonial e heterossexual, por forte influência moral e religiosa, começa a deixar espaço para abranger outros modelos. Ainda assim, questões de gênero aparecem como obstáculos para famílias homoparentais formadas por adoção.
Referências
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: a era da informação, volume 2. 9. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. São Paulo: Centauro, 2002.
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil, volume 6: direito de família - as famílias em perspectiva constitucional. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
LACAN, Jacques. Os complexos familiares da formação do indivíduo: ensaio de análise de uma função em psicologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Dicionário de direito de família e sucessões: ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2015.
______. Direito de família: uma abordagem psicanalítica. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
SANTOS, Claudiene. A parentalidade em famílias homossexuais com filhos: um estudo fenomenológico da vivência de gays e lésbicas. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação & Realidade. V. 20, n. 2, p. 71-100, julho/dez, 1995.
UZIEL, Anna Paula. Homossexualidade e adoção. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).