Atuação na sala de aula com a Língua Portuguesa: ensino da Gramática

  • Ma. Denise Sodré Dorjó Unitins

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre a prática pedagógica do  professor de Língua Portuguesa e  o enfoque dado ao  ensino  da gramática. Surgiu da  observação de aulas nos últimos anos do Ensino Fundamental e nos  Ensino Médio, em que muitos docentes ainda  fazem uso somente do livro didático pela escola, seguem-no do primeiro ao último capítulo, fazem uso das atividades que ali estão dispostas.  A  maioria deles têm medo de ousar, de criar seu próprio material didático, de utilizar os textos produzidos no discurso do dia a dia, tornando-os objetos de análise para poder apresentar a língua em situações sociais de uso,  com as interferências de variáveis comuns na estrutura do discurso.

 

 

Biografia do Autor

Ma. Denise Sodré Dorjó, Unitins
Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Filosof. Ciências Letras de BH (1997). Especialista, na área da Educação, em Processo Ensino-aprendizagem. União das Faculdades Clarentianas de S.P (1999). Mestrado em Linguística Portuguesa. Universid Autónoma de Asunción (2009). Atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Letras e da Equipe Pedagógica da Instituíção. Atua principalmente nas áreas de Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Educação do Campo, Estágio Supervisionado.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. O ensino de línguas no Brasil de 1979. E agora? Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v.1, n.1. , 2001.

BAKHTIN, M. Marxixmo e filosofia da linguagem. São Paulo: HICITEC, 1981.

MUSSULIN, Fernanda & BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.

RODRIGUES, N. Por uma escola nova: do transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 1985.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos