INSERÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – IFTO

  • Messias Rodrigues Medeiros Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
  • Nilton Marques Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Fernando Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
Palavras-chave: IFTO. Inserção Social. Acesso à Educação. Teoria dos Lugares Centrais.

Resumo

Este estudo propõe analisar a inserção social do IFTO, apresentando a centralidade exercida pelos campi do IFTO, descrevendo a importância dos campi do IFTO e analisando as percepções dos alunos sobre a educação oferecida pelo IFTO. A metodologia aplicada neste estudo foi baseada na coleta de dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e no Sistema Nacional de Informação para Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), depois que os alunos dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) responderam um questionário. Nos resultados foram apresentados e evidenciados a centralidade por meio do Índice de Centralidade - IC e a importância de cada campi demonstrado nos perfis dos alunos pesquisados quanto a faixa etária, o estado de origem, o meio de locomoção utilizado para estudo; a percepção dos alunos foi apresentada e discutida na forma como os alunos se reconheciam como receptores do conhecimento por eles recebidos. Nas considerações restou afirmativamente o alcance dos objetivos e a demonstração dos achados da pesquisa, principalmente que os alunos estão no IFTO porque consideram um local de qualidade para seu aprendizado e a possibilidade de melhores empregos advindos e, por intermédio, da educação recebida.

Biografia do Autor

Messias Rodrigues Medeiros, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Mestre em Desenvolvimento Regional e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Nilton Marques Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Professor no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Fernando Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

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Publicado
2020-02-14