VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM FENÔMENO QUE ASSOLA A ESCOLA E DESVALORIZA O PROFESSOR A CADA DIA NO BRASIL

  • Elizabeth Maria Lopes Toledo Unitins

Resumo

O presente artigo reflete sobre a relação entre o fenômeno da violência no contexto escolar e, particularmente, na relação professor-aluno. Inicia-se fazendo uma breve consideração sobre o conceito de violência escolar. Reflete a respeito do paradoxo que vive atualmente e escola: ora ela sofre com a indisciplina e a violência, por parte dos alunos e da sociedade, ora, em virtude de suas normas e da atitude autoritária dos sujeitos que a compõe, produz a violência contra seus próprios alunos. Aborda também os reflexos que o fenômeno da indisciplina e da violência escolar causa na postura profissional e na desvalorização de seus professores que, na maioria das vezes, são vítimas da violência. Reforça a necessidade urgente de uma articulação e junção de esforços para a criação de políticas públicas e educacionais viáveis para a diminuição e ou erradicação da violência escolar, valorizando os professores e despertando o interesse e motivação dos alunos, assegurando a ambos o direito e a liberdade de exercer  a cidadania.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria Lopes Toledo, Unitins
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1979). Mestre em Educação pela UnB (2009). Especialista em Educação a distância; Especialista em Administração Educacional e didática do ensino Superior. Possui experiência na área de Educação, exercendo vários cargos e funções desde a década de 80, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professora titular da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e da Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins - FECIPAR. Têm experiência na modalidade EaD (Educação a Distância), com ênfase em TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente na área de Formação de Professores com ênfase nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, Docência Reflexiva, Estágio Superivisionados, Gestão Participativa e Formação Pedagógica Inicial e Continuada. Área de concentração de estudos: Estágio.

Referências

ABRAMOVAY, M., Rua, M. das G. Violências nas escolas. Brasília: UNESCO no Brasil,2002.

ABRAMOVAY, M.; RUA, A. Violência nas escolas. 4. ed. Brasília: Unesco, 2004.

AQUINO, J. G. Indisciplina: O contraponto das escolas democráticas. São Paulo: Moderna, 2003.

AMADO, J. Interação pedagógica e indisciplina na aula. Porto: Edições ASA, 2001.

ANAIS DO III SEMINÁRIO VIOLAR - Unicamp VIOLAR: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário, Práticas Sócio-Culturais e Formação de Professores / FE/UNICAMP.2014

CAMACHO, L. M. Y. As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes. Educ Pesq, São Paulo, v. 27, n. 1, jun. 2000.

CHARLOT, B. (2002). A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, 4(8), 432-443.

DEWEY, J. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FINLEY, L. L. Examining school searches as systemic violence. Critical Criminology, 14, 117-135.2006

GARCIA, J. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 511-523, set./dez.2009.

GUILLOT, G. O resgate da autoridade em educação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GUIMARÃES Áurea M. (1990) A depredação escolar e a dinâmica da violência. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1990.

ODALIA, N. O que é violência. São Paulo: Brasiliense, 2004.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (2002). World Report on Violence and Health. Geneva: World Health Organization Press. Disponível em: <http://http://www.who.int/violence_injury_prevention/violence/world_report/en//>. Acesso em: 14 maio 2016.

VASCONCELLOS, M. D. (2002). Pierre Bourdieu: a herança sociológica. Educação e Sociedade, 78, 77-87.

WARNER, B. S., WEIST, M. D., & KRULAK, A. Risk factors for school violence. Urban Education, 34(1), 52-68.1999.

WILLIAMS, L. C. A. Sobre deficiência e violência: Reflexões para uma análise de revisão de área. Revista Brasileira de Educação Especial, 9(2),141-154.2003.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia: CEPAL/UNESCO, 1990.

Publicado
2016-09-29