É NECESSÁRIO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES

Palavras-chave: Educação Infantil. Organização do Ensino de Matemática. Cadernos.

Resumo

O presente estudo apresenta uma investigação documental que tem como fonte de pesquisa cadernos de três alunos de três escolas diferentes no estado do Paraná, originária de um Trabalho de conclusão de Curso de Pedagogia. O objetivo desse trabalho é discutir a concepção de matemática apresentada nos cadernos do último ano de ensino da Educação Infantil, ou seja, do Infantil V, pretendendo revelar como vem sendo conduzida a formação da criança em relação aos conhecimentos matemáticos. Inicialmente discutiremos a função, objetivos e encaminhamentos pedagógicos presentes na educação infantil. Posteriormente, refletiremos sobre o porquê ensinar matemática na educação infantil pensando na formação humana. Por fim, analisamos os dados coletados mostrando o que nos revelam os cadernos sobre o ensino de matemática a partir dos três blocos de conteúdos propostos para a Educação Infantil: Números e Sistema de numeração; Grandezas e Medidas e Espaço e Forma. Esperamos com esse trabalho evidenciar possibilidades para a organização do ensino de matemática considerando as especificidades do desenvolvimento das crianças pequenas.

Biografia do Autor

Isabella Galles Rubian Winkler, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atuou durante a graduação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Fundamental e atualmente é Professora Titular na Escola Notre Dame.

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino. Membro da comissão de reestruturação de estágio da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM) que é uma das ações do GENTEE/CNPq - Grupo de Pesquisa e Ensino; Trabalho Educativo e Escolarização; Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia Núcleo: Docência. Coordenadora do Laboratório de Apoio Pedagógico - LAP/UEM. É membro efetivo do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática; e Estágio Supervisionado.

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Publicado
2019-11-11