REFLEXÕES SOBRE A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A ESCOLA DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EMANCIPAÇÃO OU ENCLAUSURAMENTO?

Palavras-chave: Escola. Criança. Emancipação. Enclausuramento.

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre a infância e seus postulados, a criança e a educação infantil, ressaltando o papel da escola, fruto de estudos bibliográficos. Refletimos se a escola, no processo de socialização da criança, tem contribuído para emancipação ou enclausuramento desses sujeitos, considerando que o discurso veiculado pela escola, de busca da saúde do corpo e da formação de sujeitos competentes, aptos para se inserirem num mundo capitalista e mergulhado nas novas tecnologias, retira das crianças algumas das suas necessidades fundamentais, o ato de brincar e se movimentar livremente. Assim, abordamos a infância, a criança e a educação infantil, ressaltando a infância como historicamente construída e que tem no resgate de suas origens a base do entendimento da criança de hoje e da educação que está sendo ofertada a ela. Portanto, a escola, como lugar de construção de sujeitos e de aprendizagens deve agir na/para a educação, a fim de possibilitar à criança a vivência da fase da infância, e sua emancipação.

Biografia do Autor

Cínthia Nolácio de Almeida Maia, UNEB

Doutoranda em Difusão Do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2010); Especialização em Educação e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2008); Especialização em História do Brasil pela UESC (2011). Especialização em Educação Inclusiva e Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia desde 2013. É professora de História no Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes desde 2007.

 

Lúcia Gracia Ferreira, UFRB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Centro de Formação de Professores. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder dos Grupos de Pesquisa/CNPq: Docência, Currículo e Formação (DOCFORM) e Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GPEP).

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Publicado
2021-04-29