LEITURA DO MUNDO E LEITURA DA PALAVRA EM PAULO FREIRE

  • Mara Mone Ferreira Soares Furim UNEMAT
  • Adriano Castorino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk Universidade Estadual de Mato Grosso
Palavras-chave: Paulo Freire. Leitura. Palavra.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a leitura, segundo a perspectiva Freiriana. O educador Paulo Freire assevera a importância da leitura do mundo na educação, o qual valoriza a cultura popular e aprofunda os conhecimentos na prática permanente da libertação. A proposta pedagógica de Freire compreende o método democrático e crítico da leitura do mundo e da palavra, pois o contexto que o indivíduo está inserido é diferente da escolarização. Preocupou-se em trabalhar com textos, temas, palavras e letras a partir da realidade do aluno. Desse modo, o método criado por ele, é fundamentado em uma concepção humanizadora e libertadora, esta prática foi desenvolvida em Círculos de Cultura através da conscientização e diálogo. Enfim, as contribuições de Freire para a educação não podem limitar-se apenas a alfabetização de jovens e adultos, mas ser aplicada a qualquer modalidade de ensino pela eficácia do método que é uma ação reflexiva.

Biografia do Autor

Mara Mone Ferreira Soares Furim, UNEMAT

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF), conclusão em 2013,  Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), conclusão em 2004. Acadêmica do curso de segunda licenciatura em Sociologia pela Uniasselvi.

Adriano Castorino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2011) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014).

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Universidade Estadual de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso.

 

 

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2002. Caderno Pedagógico nº 22. Secretaria Municipal de Educação. Porto Alegre, Janeiro/2001. MOUP – Porto Alegre (Construindo uma cultura de alfabetização).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, 3ª edição. Brasília: MEC\SEF, 2001.

CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e Linguística. Scipione. São Paulo, 1997.

FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. – 2ª ed. Ver. Atualizada. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

________. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação).

________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

________. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

_________. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 12ª edição. Paz e Terra, 1981.

_________. Pedagogia da Esperança um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1992.

_________. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. – (Coleção Primeiros Passos).

SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos. DP&A, Rio de Janeiro, 2002.
Publicado
2019-08-08