LEITURA DO MUNDO E LEITURA DA PALAVRA EM PAULO FREIRE
Resumo
O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a leitura, segundo a perspectiva Freiriana. O educador Paulo Freire assevera a importância da leitura do mundo na educação, o qual valoriza a cultura popular e aprofunda os conhecimentos na prática permanente da libertação. A proposta pedagógica de Freire compreende o método democrático e crítico da leitura do mundo e da palavra, pois o contexto que o indivíduo está inserido é diferente da escolarização. Preocupou-se em trabalhar com textos, temas, palavras e letras a partir da realidade do aluno. Desse modo, o método criado por ele, é fundamentado em uma concepção humanizadora e libertadora, esta prática foi desenvolvida em Círculos de Cultura através da conscientização e diálogo. Enfim, as contribuições de Freire para a educação não podem limitar-se apenas a alfabetização de jovens e adultos, mas ser aplicada a qualquer modalidade de ensino pela eficácia do método que é uma ação reflexiva.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, 3ª edição. Brasília: MEC\SEF, 2001.
CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e Linguística. Scipione. São Paulo, 1997.
FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. – 2ª ed. Ver. Atualizada. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
________. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação).
________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
________. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.
_________. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 12ª edição. Paz e Terra, 1981.
_________. Pedagogia da Esperança um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1992.
_________. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. – (Coleção Primeiros Passos).
SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos. DP&A, Rio de Janeiro, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).