LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS

  • Reni Burei de Lara UNEMAT
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk UNEMAT
Palavras-chave: Planejamento. Intervenção Pedagógica. Leitura.

Resumo

As discussões referentes à prática de leitura e escrita é constante entre educadores, pois criar estratégias metodológicas para desenvolver tais habilidades é contribuir na formação de sujeitos reflexivos e críticos. Este artigo vem relatar umas das experiências em sala de aula como professora nas séries iniciais. Não é mera coincidência o relato, pois abordar a temática de leitura e escrita para alunos que não tem hábito de ler é de certa forma um desafio para todos e um dos problemas enfrentados na maioria das escolas públicas. Ao diagnosticar no início do ano letivo essas dificuldades, foi necessário traçar um plano de intervenção, com planejamento condizente com as fases e com a faixa etária dos alunos. Com a prática de leitura e escrita realizada em sala de aula, ficou nítida a importância desse trabalho, tanto no desenvolvimento dos educandos, quanto nas oportunidades que a leitura promove na aprendizagem.

Biografia do Autor

Reni Burei de Lara , UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela UFMT/2004. Especialização em Educação Interdisciplinar ICE/2005 - 2006. 

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

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Publicado
2019-08-08