REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL OURO VERDE SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Resumo
A partir dos estudos das Representações Sociais torna-se possível compreender e identificar os diferentes aspectos que envolvem o papel do professor no atual contexto educacional. Com base nesta premissa foi desenvolvido o presente estudo com objetivo de analisar as representações sociais dos professores sobre o trabalho docente, verificar o que pensam sobre seu papel na educação e os principais desafios enfrentados no cotidiano escolar. O estudo foi realizado na Escola Estadual Ouro Verde, tendo como método a pesquisa qualitativa com coleta de dados e levantamento bibliográfico buscando aporte teórico nas ideias e concepções de diferentes autores. Os dados obtidos indicam que para o grupo de professores pesquisado, o papel do professor é o de mediador do conhecimento, e que cabe ao professor promover situações que possam garantir a aprendizagem do aluno. Observou-se que os professores não se sentem valorizados e não estão satisfeitos com suas condições de trabalho atualmente.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 3. ed. V. 1. Brasília: MEC/SEF, 2001.
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contexto de desenvolvimento humano. Universidade de Brasília. Distrito Federal. Paideia, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/paideia>. Acesso em 06/03/2018.
DONATO, Sueli Pereira. Representações Sociais do ser professor no contexto atual – desafios, incertezas e possibilidades. Anais do IX Congresso Nacional de Educação. EDUCERE. III encontro sul brasileiro em Psicopedagogia. PUCPR. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2967>. Acesso em 22/09/17.
IMBERNÓN, Francesc. Aprender com histórias de vida. Revista Pátio: Revista Pedagógica. Ano XI. Nº 43, agosto/outubro, 2007.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. As representações sociais, p. 17-44, 2001.
KNÜPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do ensino fundamental. Educar em revista, Curitiba. UFPR, n. 27, p. 277-290, 2006.
MALACRIDA, Vanessa Ananias. Ser professor no contexto do século XXI: Representações sociais de professores. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, SP, 2012. Disponível em: <http://www.bdtd.unoeste.br:8080/jspui/bitstream/>. Acesso em 22/09/17.
MARCHESI, Álvaro. O desafio de formar cidadãos responsáveis. Revista Pátio: Revista Pedagógica. Ano XI. Nº 42, Maio/Junho, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho A. JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.
MOREIRA, H. A investigação da motivação do professor: a dimensão esquecida. Educação & Tecnologia, Curitiba, v. 1, p. 88-96, 1997.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Tradução: Pedrinho Guareschi.6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PACHECO, J. A. O pensamento e a ação do professor. Porto: Porto Editora, 1995.
PICADO, Luis. Ser professor: Do mal-estar para o bem-estar docente. 2009. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0474.pdf>. Acesso em 29/08/2018.
RABELO, Amanda Oliveira “Eu gosto de ser professor e gosto de crianças”. A escolha profissional dos homens pela docência na escola primária. Revista Lusófona de Educação, n. 15, p. 163-173, 2010.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 34, 2007.
VASCONCELOS, Terezinha Pereira. As Representações Sociais e o Inconsciente Coletivo. Um diálogo entre duas linhas teóricas. 2009. Disponível em: . Acesso em: 01/09/2017.
ZENTI, L. Aulas que seus alunos vão lembrar por muito tempo: motivação é a chave para ensinar a importância do estudo na vida de cada um de nós. Nova Escola, São Paulo: Abril, v. 134, ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_nlinks&ref=000100&pid=S0104-4060200600010001700013&lng=en>. Acesso em: 10 de abril de 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).