EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA DO TOCANTINS: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES
Resumo
O artigo é resultado da pesquisa de doutorado. As reflexões que se apresentam tratam-se da formação política e educação no Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra- MST, Tocantins, contendo análises sobre ações de organicidade do movimento, como possibilidade de práticas educativas em espaços não escolares. O objetivo é compreender como ocorre o processo de formação política e a educação na organização do MST no estado do Tocantins e de que forma esse processo formativo gera práticas educativas e aponta para mudanças na cultura política. Na metodologia desenvolvida adotou-se uma abordagem predominantemente qualitativa. As técnicas utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, questionário (com perguntas abertas e fechadas) e observação sistemática em fóruns, encontros regionais, seminários, ocupações, congressos, processo de formação política, grupos de estudos temáticos e estratégicos do movimento. A pesquisa apontou que a práxis do MST e a relação com a formação política possibilitam um processo de organização nos territórios em disputa.
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