O PAPEL DO TUTOR NA APRENDIZAGEM - EAD
Resumo
Esta pesquisa discorre sobre o papel do tutor na mediação do ensino e aprendizagem, no âmbito da educação a distância (EAD) que redimensionou o conhecimento para uma troca de aprendizagem indireta (interface), de forma imediata e midiatizada. Essa nova realidade educativa impõe discussões e debates sobre esse processo de construção de conhecimentos que implica em novos espaços de aprendizagem, e principalmente, novos métodos. Por esta razão, este estudo dialogou sobre essa modalidade de ensino, de modo a compreender a nova dimensão interativa entre tutor e aluno, na perspectiva da tecnologia educacional (TE), que possibilita o ensino a distância. Nessa linha de raciocínio, foi possível compreender as abordagens didáticas da educação à distância, tendo em vista que, ela trouxe para o contexto do ensino e aprendizagem um novo tipo de interação entre tutor e aluno (aluno e professor). Considerando esses aspectos, o objetivo geral da pesquisa é refletir sobre o papel do tutor na EAD e os objetivos específicos são abordar os elementos relativos à Educação online, condizentes à Educação Superior e identificar o papel do tutor neste processo, dentro desse novo paradigma de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, fundamentada por autores relevantes que abordam o tema.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção. São Paulo: PUC, 2002.
ARETIO, Lorenzo G. Para uma definição de educação a distância. Revista Tecnológica Educacional. Rio de Janeiro, v. 16, nº 78/79, 2008.
BEZERRA, Mayam de Andrade; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. In: SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3.
BLANDIN, B. (1990). Formateurs et Formation Multimédia. IN Les Éditions d’ Organization. Paris.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
CEAD. EAD e as teorias de aprendizagem. Revista do Curso de Especialização em EAD. Brasília: UnB, 2007.
LARA, Enderson. EAD: Vantagens da educação a distância portal educação. Portal Educação, 2009. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/ pedagogia/artigos/7671/ead-vantagens-da-educacao-a-distancia. Acesso em: 31 mar. 2019.
LITWIN, Edith (org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LUCENA, Carlos; FUKS, Hugo. A educação na era da internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000.
MORAN, José M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. São Paulo: Loyola,1999. 414 p
NUNES, Vanessa Battestin. Processo avaliativo de tutores a distância em um curso de Pós-graduação e reflexões sobre mudanças de condutas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.
PRETTO, Nelson de L. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas, SP: Papiros, 1999.
RAIÇA, Darcy. Tecnologias para Educação Inclusiva. PUC: São Paulo, 2009.
REIS, Izabella Saadi Cerutti Leal. Avaliação e o processo de ensino aprendizagem online. Universidade Anhembi Morumbi, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/054tcf3.pdf Acesso em 15 de mar. 2019.
SEABRA, Giovanni de Farias. Pesquisa científica: o método em questão. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.
TORRES, C. C. A Educação a Distância e o Papel do Tutor: Contribuição da Ergonomia. 2007. 198 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/teses/EAD_ERGONOMIA.pdf. Acesso em 25 de Jul. de 2019.
SACRISTÁN, A. (comp.). sociedad del conocimiento, tecnolgía y educación. Madrid: Morata, 2013.
SÁ, I. M. A. A educação a distância: processo contínuo de inclusão social. Fortaleza: CEC, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).