PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apontar como as práticas de leituras podem ser trabalhadas em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, na qual através das horas de observação realizada em um colégio particular na cidade de Palmas pode-se ver como são realizadas os diversos tipos de leituras. Buscou-se também identificar que tipos de leituras e atividades que são desenvolvidas para que a leitura aconteça. Os resultados apontam uma diversidade para que a leitura aconteça.
Referências
BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais; Língua Portuguesa. Brasília, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 6. ed.São Paulo: Cortez, 1982.
HILA, Cláudia Valéria Doná. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E.L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1.ed. São Carlos: Claraluz, 2009.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas SP. 11. ed. Pontes, 2007.
LEMES, Adriana; SILVA, Renata Faria Amaro da. A aprendizagem significativa da leitura. Disponível em: <http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2009/artigos/letras/salao/472.p> Acesso em 21 de fev. 2015
MARCUSCHI, Luis Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo, ed. Globo, 2009.
MARTINS, M. H O que é leitura. São Paulo, 4ª. Ed. Brasiliense, 1984.
MORAIS, Georgynna, BRITO Andréia Silva. Alfabetização, Leitura e Escrita: prática pedagógica alfabetizadora: questões de letramento. Disponível em: . Acesso em 21 de fev. 2015
SALLES, J. F.; PARENTE M. A.M. P. Avaliação e Leitura e Escrita de Palavras em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722007000200007&script=sci_arttext> Acesso em 20 de março. 2015
SANTOS, Andrezza Santos dos. Os gêneros textuais na sala de aula: a reportagem. In: Revista Revela: Periódico de Divulgação Científica da FALS. Disponível em <http://www.fals.com.br/revela17/artigo4_revelaXI.pdf> acesso em 20 de maio 2015.
SILVA, José Aroldo da. Discutindo sobre leitura. In: Revista Letras Escreve. Disponível em <http://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf> acesso em 20 de Maio 2015.
SILVA, Theodoro da Silva. Organizador. Leitura na escola. In: (orgs). São Paulo: Global : ALB-Associação de Leitura do Brasil, 200.
SOLÉ, ISABEL. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto alegre: ArtMed, 1998.
TADEU Marcus. Mídia na escola e a leitura do mundo. Disponível em: <http://www.revista.com.org.br/artigos>. Acesso em: 20 de abril. 2015.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: A Prática docente a partir da voz dos alunos. In: Eccos – Ver. Cient, São Paulo, n. 27, p.191 – 209, Jan. abr.2012.
ZATERA, Luciana Carolina Santos. A prática pedagógica no ensino de gêneros textuais: uma pesquisa em desenvolvimento. Disponível em Acesso em 04 de maio. 2015
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).