O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DECISÃO QUANTO AO FUTURO PROFISSIONAL

  • Rodrigo Barbosa Silva Unitins
  • Antonia Silva Oliveira

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre a importância do estágio supervisionado no processo de formação de novos professores. Compreendendo como um momento em que ocorrem a observação do ambiente escolar e a possibilidade primeira para o exercício da prática docente, o estágio supervisionado é aqui apresentado como etapa de preparação pedagógica que proporciona ao estudante a vivência com experiências profissionais que reafirmam, ou não, sua escolha profissional. Este artigo é fruto de um estudo bibliográfico que aborda a relevância do estágio supervisionado no processo de formação dos estudantes universitários. Foi realizada uma retrospectiva histórica do estágio supervisionado no Brasil em seus aspectos teórico-legais, focalizando-o nos cursos de licenciatura, em especial, o estágio supervisionado no curso de Pedagogia. Conclui-se que o estágio supervisionado pode contribuir para uma formação que privilegie a reflexão crítica, pois é esse o momento em que o estudante irá sair do ambiente acadêmico e levará para o ambiente no qual irá estagiar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, observando e desenvolvendo habilidades que servirão como exemplo do cenário profissional que encontrará futuramente enquanto professor.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa Silva, Unitins

Educação

Comunicação

Referências

ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Gestão de cursos de administração. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.

ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis. 2005. Disponível em:.Acesso em: 03/10/2015.

BRASIL. Decreto 87497, de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo, nos limites que especifica e dá outras providências.

________. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, IN Diário Oficial da união, Ano CXXXIV, n. 248, p. 833-841, 23 de dezembro de 1996.

________. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE/MEC, 2006.

CIAVATTA, F. M. A. Trabalho como princípio educativo na sociedade contemporânea: o trabalho como princípio educativo. Programa 5, 2005. Disponível em:<http://www.tvebrasil.com.br/salto>. Acesso em: 20 outubro. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortes, 1994.

________. Pedagogia, ciência da educação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

MACIEL, Emanoela Moreira; Mendes, MACÊDO, Bárbara Maria. Estágio Supervisionado como espaço de vivência da prática de ensino. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas –2012. Disponível em <http://www.infoteca.inf.br.pdf.> Acesso em 05 nov. de 2015.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

________. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p. 8, 2006. Disponível em:<http://www.revistas.ufg.br>. Acesso em: 03 de out. de 2015.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SILVA, Carmem Silvia Bissoli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Autores Associados, 1999.

SOUZA, Vera Lúcia Pereira de; AMORIM, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; SILVA, Ladjane de Barros. O estágio: ferramenta fundamental para a inserção no mercado de trabalho? RACE, Unoesc, v. 10, n. 2, p. 269-294, jul./dez. 2011. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br. Acesso em: 02 de nov. de 2015.

Publicado
2016-06-21
Seção
Artigos