A RECUPERAÇÃO DA DIMENSÃO FEMININA E O SENTIDO DA EXISTÊNCIA: UM DESAFIO PARA O ENSINO DE HUMANIDADES

  • Gláucia da Rosa Amaral Alves Universidade Franciscana - UFN
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana - UFN
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5271-0624
Palavras-chave: Cosmovisão. Virtudes. Condição Humana. Sustentabilidade.

Resumo

Vivem-se tempos de urgência, em que se enfrenta uma crise civilizacional generalizada. Por toda parte constata-se sintomas que evidenciam devastações no planeta Terra e na humanidade. Terra e humanidade formam uma única e complexa realidade. Humanidade e natureza tem uma mesma origem e um destino comum diante do futuro. No entanto, a sociedade do mundo atual preconiza o individualismo, o dualismo, o egoísmo coletivo e não encontra uma nova compreensão de si mesma que a possa orientar. O objetivo do artigo é expor a ideia da recuperação de uma cosmovisão da dimensão feminina do ser humano e as virtudes para um novo mundo possível. No mundo atual, a educação, o ensino de humanidades e a suave interação entre a razão e a intuição podem conduzir à transformação da sociedade e ao pensamento livre para a construção da consciência universal fraterna e sensível. Advoga-se a favor da construção de um novo paradigma de convivência e sustentabilidade que funde uma reação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um novo pacto social entre os povos no sentido de respeito e preservação de tudo o que existe e vive.

Biografia do Autor

Gláucia da Rosa Amaral Alves, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, pela Universidade Franciscana- UFN, com auxílio de Bolsa-taxa CAPES/ PROSUC. Graduada em História (licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano. Atualmente acadêmica do curso de Segunda licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário Internacional (UNINTER).  

Elsbeth Léia Spode Becker , Universidade Franciscana - UFN

Doutorado em Agronomia - UFSM. Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais - UFSM. Graduação em Geografia - Bacharelado - UFSM. Graduação em Geografia - Licenciatura Plena - UFSM. Atualmente é Professora adjunta e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens na - Universidade Franciscana.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - PPGE/UFPel. Mestrado em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). Professor Adjunto no Curso de Filosofia e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN).

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Publicado
2019-10-28