“VOCÊS FALANDO DE ENEM E A GENTE QUERENDO FAZER NENÉM”: UMA TENTATIVA DE COMPREENDER COMO JOVENS DO INTERIOR SERGIPANO SIGNIFICAM E SE APROPRIAM DA UNIVERSIDADE AO FINAL DO CURSO DE ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente estudo é uma reflexão sobre os sentidos produzidos pelo discurso sobre o Enem e o acesso à universidade com o objetivo de compreender como a escola, os professores e os alunos da cidade de Ilha das Flores, Sergipe, se apropriam desse discurso e o significam no contexto socioeconômico e cultural dessa cidade. Para alcançar seu objetivo, investiga, à luz da Análise do Discurso, filiada a Michel Pêcheux, e de autores como Adorno (1985; 2006), Bourdieu; Passeron (2008), Nogueira (2009), Pucci (1995), Vilela (2005), a origem do discurso sobre a universidade, chegando à conclusão que a expansão da educação superior não acontece para atender às necessidades internas do país, mas sim como consequência de pressões da comunidade internacional, tendo como desdobramento a intensificação do duplo processo de mercantilização da educação superior, inscrita como um produto da indústria cultural para atender às demandas do capital em um processo de certificação em massa.
Referências
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