UMA ANÁLISE DO SISTEMA EDUCACIONAL PELO VIÉS DO PENSAMENTO DECOLONIAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do sistema educacional pelo viés do pensamento decolonial. Sabe-se que a educação ao longo do tempo passou por diversas mudanças e processos e as formas de ver e compreender o sistema educacional. Neste sentido, será realizado uma análise bibliográfica para identificar como acontece tal processo educacional e analisa-lo pelo viés teórico. Durante a pesquisa foi possível verificar que o pensamento decolonial é um tema contemporâneo que vem se revelando com relevância para a pesquisa científica.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia. Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedentto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponivel em:
BRASIL. Lei 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponivel em:
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponivel em :
______. Decreto n.° 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil. Diário Oficial – 15/04/1931. – Página 5800 (Republicação). 11 abril. 1931.
______. Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Diário Oficial – 04/06/1931. – Página 9242 (Republicação). 11 abril. 1931.
CAMARGOS, Ailton. Educação no Brasil: Da Colônia ao Início da República. Revista Brasileira de Educação e Cultura, 2008.
CASTRO, Marcelo L. Ottoni de. A Educação Brasileira nos dez anos da LDB. Consultoria Legislativa do Senado Federal - Coordenação de Estudos. Textos para Discussão 33. Brasília, junho / 2007.
COSTA, E.B.O; RAUBER, P. História da educação: surgimento e tendências atuais da universidade no Brasil. Revista Jurídica: UNIGRAN, 2009.
DAVID, E. A. et al. Aspectos de evolução da educação brasileira. Revista eletrônica de educação da faculdade Araguaia, v.5, p. 184-200. 2014.
FERREIRA Jr Amarilio. História da Educação Brasileira: da colônia ao século XX. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
FRANÇA, Sebastião Fontineli. Uma visão geral sobre a educação brasileira. Revista Integração, v. 1, 2008. Disponível em:
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo Perspectiva, vol.14, n.2, 2000.
GEREMIAS, Fernanda Leal; MORAES, Mário César Barreto. Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação superior. Arizona State University, 2018. Disponível em :
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo – SP: Pioneira Thompson Learning -, 2003.
JACOMELI, Mara Regina Martins. A Lei 5.692 de 1971 e a presença dos preceitos liberais e escolanovistas: os estudos sociais e a formação da cidadania. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p. 76-90, set. 2010.
PERES, T. R. A educação brasileira no império. In: PALMA FILHO, J. C. (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: História da Educação. 3.ed. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação Santa Clara Editora, 2005
PIANA, M. C. As políticas educacionais: dos princípios de organização à proposta da democratização. Disponível em:
REIS, Maurício de Novais; ANDRADE, Marcilea Freitas Ferraz de . O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas. Revista espaço acadêmico, nº 202, 2018. Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/41070/21945>. Acesso em: 14 maio 2019.
RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia (Ribeirão Preto) . 1993. Disponível em:
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 23. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
SAVIANI, Dermeval. Por que estudar História da Educação?. Nova Escola: vídeos para ensinar e aprender. 2013. Disponível em
SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 7. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2015.
SANTOS, I. S. F. et al. Brasil, 1930 - 1961: Escola Nova, LDB e disputa entre Escola Pública e Escola Privada. Revista HISTEDBR, Campinas, n.22, p.131-149, jun. 2006.
SILVA, Andréa. VERARDI, Cláudia Albuquerque. Sistema Educacional do Brasil. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: < http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1169%3Asistema-educacional-do-brasil&catid=53%3Aletra-s&Itemid=1>. Acesso em: 17 maio. 2019.
SOUZA, J. C. S. Educação e História da Educação no Brasil. 2018. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).