INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UTOPIA OU SONHO?
Resumo
Pensar a formação continuada para professores é fundamental para se pensar o cotidiano escolar, pois ele é repleto de particularidades, tornando-se um conjunto de práticas e relações que acontecem no dia a dia, por vezes esquecido nos planejamentos, transformando as relações entre os professores nesse cotidiano injustas. Diante do exposto, é eminente a compreensão que a primeira inclusão na escola deve ser a do professor, entendendo inclusão, como colocar para dentro quem esta fora e, acima de tudo desenvolver nesse professor o sentimento de pertencimento. Para tanto o presente texto objetiva o debate sobre formação de professores que tenha como base a inclusão universal de educandos, bem como, que a coletividade seja à base da atuação desse profissional.
Referências
AVILA, A. B. et all. Educação Física e Esportes e o processo de ensino-aprendizagem: um caminho de múltiplas determinações. In: GOELLNER, S.V. (org). Educação Físicaciência do esporte: intervenções e conhecimento. Florianópolis: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999.
BRÁS, J. Metamorfoses na formação de professores de educação física. Boletim SPEF. 14, 47-54, 1996.
CREPALDI, R. Formação em contexto: a contribuição de grupos de pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil São Paulo, Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, 2008.
CARDOSO, L. A. M. Formação de Professores: mapeando alguns modos de ser professor ensinados por meio do discurso. In: PAIVA, E. (org) Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas Autores Associados, 2003.
FORMOZINHO, J. A formação prática dos professores: da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: B. CAMPOS (org.). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 46-64, 2001.
JANTSCH. Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. In: JANTSCH. Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito; Rio de Janeiro: Vozes – RJ; 2008.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Tradução Regina Garcez. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GALVÃO, I. Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violência não. Petrópolis: Vozes, 2004.
GATTI, B. Tendências da pesquisa em psicologia da educação e suas contribuições para o ensino. In: TIBALLI, E. CHAVES, S. M. (org). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LAUTIER, N. Psychosociologie de l’education. Paris: Armand Colin, 2001.
MATOS, O. Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.
MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G. Identidade docente em Educação Física – Formação e representações socioprofissionais. Coimbra: CEIS 20, 2011.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Associação Criança: um contexto de formação em contexto. Braga: Universitária Livraria Minho, 2001.
SEN. Amartya. O desenvolvimento como liberdade; tradução: Laura Teixeira Mota; São Paulo, Companhia das Letras; 2010.
ZEICHNER, K. Novos Caminhos param o practicum: uma perspectiva para os anos 90. NÓVOA, A. (ed). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).